A edição de fevereiro da revista Vogue traz uma reportagem de Larissa Gargaro sobre as maiores vantagens da corrida. Compartilhando…
Que a corrida é o esporte mais democrático do mundo, que ela auxilia na perda (e manutenção) do peso e que ela melhora o humor, você já sabe. Mas, se ainda assim, você procura mais motivos para começar a correr, Vogue te ajuda. Convidamos o Dr. Gustavo Magliocca (médico do exercício e do esporte pelo Hospital das Clínicas da USP, diretor clínico da Care Club e médico da seleção brasileira de natação nos últimos dois Jogos Olímpicos) e a Dra. Sabrina Gonzalez (psicóloga e psicoterapeuta, especialista em Psicologia Clínica com foco em Transtornos Alimentares e Obesidade pela CEPSIC – HC/FMUSP) para revelar quais são os 10 maiores benefícios da corrida para a saúde física e mental.
BENEFÍCIOS DA CORRIDA PARA A SAÚDE FÍSICA…
por Dr. Gustavo Magliocca
1. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares (principal cauda de morte no Brasil)
“A prática regular da corrida ajuda no melhor funcionamento cardíaco e na melhora do retorno venoso, auxiliando na redução da pressão arterial. Além disso a corrida auxilia na redução do LDL (colesterol ruim) e na melhora do HDL (colesterol bom) marcadores de risco para eventos arteroscleróticos”.
2. Deixa ossos mais fortes e saudáveis
“A osteoporose é uma doença bastante prevalente, ainda na mais no sexo feminino. A corrida regular e sem exageros auxilia no processo de aumento da densidade óssea”.
3. Aumenta a capacidade de concentração e ajuda na memória
“A prática regular da corrida foi correlacionada, em estudos recentes, com a melhora da memória e da capacidade de concentração”.
4. Protege as vias aéreas de infecções
“Estudos correlacionaram praticantes de corrida com menores incidências de infecções de vias aéreas (como resfriado)”.
5. Reduz em 50% a chance de ter uma morte precoce
“A corrida, extendida a prática regular de atividade física, é capaz de reduzir em até 50% a chance de ser vítima de uma morte precoce, prevenindo doenças como hipertensão arterial, diabetes, infarto agudo do miocárido, câncer de cólon entre outros”.
…E PARA A SAÚDE MENTAL
por Dra. Sabrina Gonzalez
6. Redução do estresse
“Por produzir neurotransmissores que regulam os níveis de estresse do corpo, a atividade física melhora a capacidade do nosso corpo em lidar com os efeitos nocivos do excesso de estresse”.
7. Redução dos sintomas da depressão e alivio dos de ansiedade
“A prática de atividade física diariamente, além da produção de neurotransmissores que regulam os níveis de estresse, promove a produção de endorfina e dopamina, hormônios que promovem sensações de felicidade, bem-estar e tranquilidade que reduzem os sintomas de depressão e ansiedade”.
8. Aumento da autoestima
“Como consequência da ativação da via metabólica que reabastece os neurotransmissores e hormônios que regulam os estados de estresse, ansiedade e depressão, há um aumento do cuidado com o nosso corpo, por isso nossa percepção dele fica mais positiva – passamos a nos valorizar mais e a nossa autoestima aumenta”.
9. Melhora do relacionamento social e profissional
“Com a autoestima elevada nos relacionamos melhor com os outros e com o mundo, nos sentimos mais estimulados a interagir socialmente e mais produtivos, motivados a realizar as tarefas do dia a dia”.
10. Previne a perda de memória e o risco de demência (desgaste cognitivo)
“Devido a toda essa estimulação e atividade que a prática de exercícios promove em nosso cérebro, há um consequente aumento na produção de células no hipocampo, que são responsáveis pela memória e aprendizagem e previnem a degeneração dos neurônios da região, prevenindo demência e outras doenças degenerativas como o mal de Alzheimer”.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”