A triatleta niteroiense Monike Azevedo, tricampeã brasileira e hexacampeão estadual, iniciava em 2007 seu projeto social para oferecer às crianças e adolescentes uma oportunidade educativa através da pratica desportiva, contribuindo para o exercício da cidadania e desenvolvimento de equipe e liderança. Para comemorar uma década de atividades, com mais de 4 mil crianças atendidas, o Projeto Social Monike Azevedo: Esportes e Valores Olímpicos realizou, neste sábado (12/8), a partir das 7h, uma festa em São Pedro de Aldeia, na Região dos Lagos, um passeio ciclístico na Base Aérea da Marinha do Brasil, em São Pedro da Aldeia.
Para participar da campanha deste ano, chamada de “É Bom Fazer O Bem”, é preciso fazer a doação de alimentos, que serão doados para entidades beneficentes da região. Também haverá venda de camisas do passeio, com a verba destinada para a APAE de Iguaba Grande.
“Esses 10 anos trazem muitas lembranças de superação. Trazemos na bagagem muitos valores e levantamos a bandeira de um mundo melhor e igualitário”, afirma Monike. “Gostaríamos de ter nosso próprio cantinho, onde ninguém pudesse mexer conosco, ficarmos tranquilos e sossegados para ensinar nosso amor pelo esporte, o que gostamos de fazer. Queremos disseminar nosso amor pelo esporte”.
Segundo Monike, a festa de 10 anos será uma oportunidade para agradecer a todas as crianças e jovens que passaram pelo projeto.
“Eles vieram em busca de oportunidades e acabaram realizando sonhos”, diz a triatleta. “E também para agradecer à Marinha do Brasil e as empresas apoiadoras do projeto, que são a Tomtom, Boibom, Prolagos e Abrigo do Marinheiro. Além de poder atrair outras empresas para fazer o projeto avançar em seu desenvolvimento”.
O apoio que o projeto necessita é para a renovação de equipamentos, principalmente para a aquisição de bicicletas Speed, utilizadas pela equipe do alto rendimento, e uniformes de competição.
“Nossa missão é promover a educação social, com base em ações integradas, buscando proporcionar, através do esporte e do lazer, uma melhor qualidade de vida e integração social para as crianças e adolescentes”, afirma Monike.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”