Com a subida insana e o visual incrível da Serra do Rio do Rastro, considerada uma das estradas mais bonitas do mundo, em Santa Catarina, a quinta edição da Mizuno Uphill Marathon acontece no dia 2 de setembro. Esse ano participam 1500 atletas divididos em três distâncias: 42km (largada às 7h), 25km (largada às 16h) e 67km – Desafio Samurai (42km + 25km).
“A Uphill é um de ritual de passagem. Os participantes entram corredores e saem de lá ninjas, verdadeiros guerreiros. A Mizuno, que nasceu como marca de performance, tem orgulho de empreender isso e de ter esses atletas cruzando nossa linha de chegada”, diz Eduardo Oliveira, gerente de marketing esportivo da Mizuno.
Envolvidos no desafio, os corredores acabam formando uma grande família. E até casamento já saiu. Michelle Martins, de Belo Horizonte, correu a edição de 2016. Leandro Roquini, do Rio de Janeiro, tinha vontade de fazer a prova. Começaram a trocar figurinhas depois que ambos foram sorteados para a edição deste ano. Entre uma dica e outra, descobriram afinidades. Conheceram-se pessoalmente e o amor falou mais alto. Casaram-se em abril, tendo a Uphill como inspiração para a festa e para a vida em comum. No dia 2 de setembro, ele encara os 42km e ela os 25km.
“A Mizuno Uphill foi o caminho para esse encontro e vai ser lembrada por toda nossa vida. A corrida proporciona muitas coisas boas e, no nosso caso, ainda formou uma família”, conta Leandro.
Largada da Mizuno Uphill MarathonEsse ano, a Mizuno Uphill Marathon traz uma novidade para envolver ainda mais a comunidade local e os atletas. No dia 1° de setembro, será realizado um treinão oficial de 5km, com inscrições gratuitas a partir das 7h na Casa de Cultura Aldo Baldin (Avenida Professor José Abatti, em Treviso). A largada acontece às 10h, ao lado do Ginásio Clóvis Bernardini, onde acontecerá a Expo.
Programação da Expo
1º de setembro
Ginásio de Esportes Clóvis Bernardini (Av. Prof. José Abatti, Treviso, SC)
Das 11h às 21h: entrega de kits, Mizuno Store e experimentação de tênis
14h30m: Palestra “Ninja Runner: ser ou não ser?”, com Bernardo Fonseca, diretor da X3M Sports Business, empresa parceira da Mizuno na organização da Uphill Marathon
15h: Palestra “A altimetria e a estratégia de pacing na Mizuno Uphill Marathon: o que fazer no dia da prova para otimizar o desempenho”, por Guilherme Gularte de Agostini, mestre em fisiologia e doutor em bioquímica, professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia
17h: Simpósio Técnico da Maratona
18h15m: Simpósio Técnico dos 25K
2 de setembro
Das 8h às 15h – Mizuno Store e experimentação de tênis
42km (900 atletas)
Largada: 7h, em Treviso
Chegada: Bom Jardim da Serra (alto da Serra do Rio do Rastro)
Tempo de corte: 3h (24km percorridos)
Horário limite: 13h
25km (600 atletas)
Largada: 16h, em Lauro Muller
Chegada: Bom Jardim da Serra (alto da Serra do Rio do Rastro)
Horário limite: 19h30m
Desafio Samurai
Envolve os dois percursos (42km + 25km)
Chegada e premiação: Bom Jardim da Serra (alto da Serra do Rio do Rastro)
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”