Vencer uma prova é algo muito especial, e deve ser muito comemorado, pois nunca se sabe quando vai acontecer de novo. Essa é a quinta vez que corro o XTerra Estrada Real, em Tiradentes (MG), e hoje (31/9) tive minha quarta vitória nessa prova, que sempre é desafiadora por causa do clima… seja o calor extremo ou pela chuva intensa!!
Fazia um tempão que não corria na chuva, e admito que cheguei em Tiradentes, na sexta-feira, receosa, com uma sensação de que “não vai ser meu dia” . E foi caminhando pela Rua Direita com minha família que, ao olhar uma loja de roupas, brinquei com a minha mãe:
– Se eu vencer uso aquele vestido ali de rosas vermelhas!!!
Nós rimos muito imaginando a cena…
E hoje… cheia de lama quando entrei no meu quarto do hotel, lá estava o vestido com um bilhetinho: Vai ter que usar!!!
E depois do melhor banho da minha vida… lá fui eu para a premiação… muito feliz! Afinal… que prova linda eu fiz hoje!
Rosalia Camargo Guarischi comemora o título no XTerra Estrada Rea. Foto de Wanderson Nascimento/Jornal Primeira Página
Fazia um tempão que não corria bem assim, e mesmo com o percurso complicado por conta da chuva, consegui diminuir em quase 30 minutos o meu tempo de 2016.
Hoje me senti forte e com energia ao longo de todo o percurso, sem enjoar e sem nenhuma dor no corpo. Acertei no playlist, na alimentação, no equipamento e estava mentalmente focada. Mas para conseguir esse sucesso eu não estou sozinha, conto com a ajuda de profissionais e parceiros.
Com as pernas enlameadas, o sorriso da campeã Rosalia
Tenho certeza que duas pessoas foram essenciais para essa melhora: a minha nutricionista Juliana Nogueira Soeiro e meu acupunturista Thiago Ribeiro. Eles semanalmente me acompanham e têm trazido um enorme aumento de qualidade para minha rotina de treinos. Além desses dois profissionais, tenho o apoio da Advanced Nutrition e do Cuscuz Bacana, que também estão comigo na alimentação do dia a dia com muita qualidade. Meu patrocinador mais antigo é a The North Face, que me fornece todo o equipamento que preciso para conseguir correr em qualquer condição de percurso, e hoje eu agradeci a cada passada ao santo que inventou o Ultra Trail da The North Face… com garrinhas perfeitas para encarar a lama de hoje!!!
A lama… essa era minha maior adversária!!! A cada passada eu tinha que pensar onde colocar o pé, pois grande parte do percurso estava totalmente escorregadia. Mas eu queria correr!!! E com a atenção redobrado consegui ir pelos cantos das trilhas, pisando nos locais onde tinham folhas ou pedras que pudessem me dar algum tipo de apoio. Era estranho ver a estrada perfeita à minha frente sem poder correr sobre ela!!! E o problema aumentava quando chegavam os trechos de subidas e descidas… e admito que ainda não sei o que era mais complicado… escorregar sem controle nenhum barranco abaixo ou ficar estagnada, sem conseguir sair do lugar morro acima !! Sim… a prova foi muito técnica… mas eu acabei lembrando de algo muito importante: eu amo chuva!!! E foi com muita alegria e senso de humor que enfrentei todos esses desafios… até finalmente chegar de volta ao centro de Tiradentes.
Corri tão abaixo do tempo que esperava, que Maria não estava na chegada! Ela dormia pesado no hotel… e foi sozinha que cruzei a linha de chegada… sozinha não… porque carregava comigo as mensagens e a energia positiva de muita gente!!!
Obrigado a organização do XTerra pelo carinho enorme que vocês têm comigo. Obrigado meu marido André, sem você nada disso seria possível!
Rosalia Camargo Guarischi
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”