O Ironman 70.3 Florianópolis, neste domingo (22/4), abre a temporada do Circuito Ironman no Brasil com a presença de 1.300 triatletas de 23 países. Em sua primeira edição na capital catarinense, os competidores das categorias Elite e Faixa Etária enfrentarão 1,9km de natação, 90,1km de ciclismo e 21,1km de corrida. A largada será às 6h30m, na Praia dos Ingleses, em frente ao Oceania Park Hotel, onde está montada toda a área de transição.
Os atletas da Elite buscarão pontos no ranking de classificação para o Mundial Ironman 70.3, programado para os dias 1º e 2 de setembro, em Nelson Mandela Bay, na África do Sul. Para a Faixa Etária, estarão em jogo 30 vagas no Mundial.
As disputas começaram hoje (21/4), com o Ironkids. Trata-se de uma competição para jovens de 2 a 12 anos, no masculino e feminino, que visa incentivar, de forma lúdica, a prática esportiva. As baterias foram realizadas na arena do evento, com cerca de 200 participantes.
Alguns dos principais nomes da modalidade estarão em Florianópolis para o Ironman 70.3, como os brasileiros Igor Amorelli duas vezes campeão do Ironman; Santiago Ascenço, com quatro títulos do circuito Ironman 70.3; Iuri Vinuto, campeão da Copa Brasil de Triathlon 2017; e o americano Tim ODonnell, vencedor do Ironman Brasil em 2013, em Florianópolis.
No feminino estão confirmadas as brasileiras Pamella Oliveira, campeã do Ironman 70.3 Rio de Janeiro; Bia Neres, vencedora do Ironman 70.3 Palmas, vice-campeã sul-americana de triatlo e integrante da seleção brasileira da modalidade, Mariana Andrade, campeã do Ironman 70.3 Rio 2015, e Luiza Cravo, campeã Ironman 70.3 Coquimbo, 3ª no Ironman 70.3 Palmas. Lauren Goss, dos Estados Unidos, com seis títulos no circuito Ironman 70.3, é a atração internacional.
O percurso inédito também é uma das atrações do evento. A natação será feita em uma volta na Praia do Ingleses, seguida pelo ciclismo, também com uma única volta de 90 km, utilizando as rodovias SC-403 e SC-401 e passando por alguns trechos que também fazem parte do Ironman Brasil. Finalmente, a corrida será em três voltas de cerca de 7km, sendo em grande parte na orla dos Ingleses.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”