Governo indiano contrata corredores para acessar áreas isoladas por causa de enchentes

Maiores enchentes nos últimos 100 anos isolam regiões da Índia
Maiores enchentes nos últimos 100 anos isolam regiões da Índia

A Índia está sofrendo as piores enchentes dos últimos cem anos, por causa das chuvas de monções, que começaram em junho, principalmente no estado de Kerala, um dos mais turísticos do país. O número de mortos chega a 324 em uma semana de inundações e são mais de 200 mil pessoas desabrigadas, segundo a rede BBC. Além de enviar milhares de soldados e dúzias de helicópteros para Kerala, o governo indiano está contratando corredores para que eles informem seus cidadãos de regiões remotas entre os distritos de Ranikor e Tura do Sul, no estado de Meghalaya, sobre as próximas eleições, que acontecem no dia 23 de agosto.
Como as redes de telecomunicações foram derrubadas pelas enchentes nessa região, o governo recrutou 15 corredores para entregar mensagens em distritos eleitorais que não têm conexão com telefones celulares e não são acessíveis por estrada, de acordo com o The Telegraph.
Assim, para alcançá-los, a Comissão Eleitoral contratou “homens fisicamente aptos” com habilidades atléticas comprovadas para se comunicar com os eleitores. Os corredores são dessas áreas – acostumados a correr longas distâncias regularmente -, pois são familiarizados com a paisagem de terrenos montanhosos.
Uma estratégia semelhante foi planejada para a eleição em fevereiro passado, mas foi descartada após constatarem que as telecomunicações estavam boas o suficiente para que as notícias chegassem aos distritos eleitorais.
Homem fica encharcado por ondas do mar na costa de Mumbai, na Índia, que está em sua estação de monções, que irá até setembro
Na Índia, os corredores de mensagens remontam ao domínio Mughal, do século XVI, quando eram usados para reunir e disseminar informações, transmitir mensagens e usados por comerciantes como parte de suas transações comerciais. Durante o domínio colonial britânico, esses corredores eram usados para transportar correspondências, conhecidas como Dak, e eram reembolsados de acordo com a distância percorrida e o peso das cartas ou pacotes que transportavam.
Ainda hoje, a Índia é pontilhada com pitorescos bangalôs da era colonial, que se multiplicaram no século XVIII e no início do século XIX, como edifícios “designados” onde um corredor entregaria sua encomenda a um colega, depois de percorrer uma distância específica.
Muitos desses corredores foram imortalizados no folclore local, com alguns até retratados como heróis no cinema regional.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."