Triathlon: Brasileiros prontos para o Pan de Lima

Seleção brasileira de triathlon na Vila do Pan em Lima. (Divulgação)
Seleção brasileira de triathlon na Vila do Pan em Lima. (Divulgação)

Os triatletas Diogo Sclebin, Kauê Willy, Manoel Messias, Bia Neres, Vittoria Lopes e Luisa Baptista estão em Lima desde a última terça-feira para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, que oficialmente começa nesta sexta-feira (26/7), com a Cerimônia de Abertura, mas que já tem competição acontecendo. As disputas individuais do triathlon acontecem nesta sábado (27/7), às 12h (horário de Brasília) e a disputa por equipes mista será na segunda-feira (29/7).

Os critérios usados pela Confederação Brasileira de Triathlon para a escolha dos representantes do Brasil no Pan de Lima foram o Campeonato Pan-americano de Triathlon 2019, em Monterey, no México, e o ranking Mundial da ITU. Em Monterey, a equipe composta por Luisa Baptista, Kauê Willy, Vittoria Lopes e Manoel Messias faturou o ouro e o título de campeã Pan-Americana de revezamento por equipe. Os resultados individuais também tiveram grande influência na formação da seleção brasileira. Diogo Sclebin foi nono colocado na Elite Masculina e Beatriz Neres, a 13ª na Elite Feminina.

Expectativa de pódio no triathlon

Comandada pelo treinador pelo técnico Eduardo Bráz, a equipe fez sua preparação de 23 dias na altitude de 4.067m da cidade boliviana de Potosí. A expectativa é de bons resultados tanto nas competições individuais como na disputa por equipes.

– Este é o meu terceiro Pan-Americano e consegui ver uma integração bem legal entre a equipe – afirma Diogo Sclebin, que esteve nos Pans de Guadalajara-2011 e Toronto-2015, além de ter disputado os Jogos Olímpicos de Londres-2012 e Rio-2016. – Isso é importante, principalmente porque, agora, o triatlo vai ter a disputa por equipes. E ela estar unida, ser jovem e talentosa é bem interessante.

Diogo Sclebin, da seleção brasileira de Triathlon, disputará seu terceiro Jogos Pan-Americanos. (Divulgação)
Diogo Sclebin, da seleção brasileira de Triathlon, disputará seu terceiro Jogos Pan-Americanos. (Divulgação)

Saiba mais sobre o Pan de Lima

UB515 Ultra Brasil Triathlon está com inscrições abertas

Segundo Sérgio dos Santos, chefe da equipe no Pan, foi traçada uma prioridade na preparação para o Pan:

– Todos treinaram em altitude. Não temos nenhum atleta lesionado e eles trabalharam muito bem então estamos com boas expectativas de medalhas na competição.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."