Pesquisa mostra que o desafio é o que mais atrai na corrida

Corredores da Maratona do Rio na altura da Reserva, no Recreio dos Bandeirantes. Foto de Thiago Diz/Divulgação

A corrida de rua  é um fenômeno que vem crescendo nas grandes cidades. Pesquisa realizada com participantes das  três provas que integram a Maratona Caixa do Rio _ a Olympikus Family Run, a Meia e a Maratona _ mostrou que 44% adotaram a  corrida pelo desafio, pela superação, para ter orgulho de si. Já 38% optaram pela atividade  por motivo de saúde e 18%, por questões de relaxamento.

No grupo que destacou o desafio como a principal razão para correr, as expressões mais usadas nas respostas foram “espírito de superação”, “competição consigo e com os outros” e “orgulho”, entre outras. Quando o assunto foi saúde, “controlar peso”, “emagrecer” e “prolongar a vida” são expressões comuns. Já no eixo relaxamento, frases como “experiência emocional positiva”, “sentir-se completo” e “passar um tempo sozinho, desconectar-se” foram as mais utilizadas.
A pesquisa ainda apontou que a maioria dos corredores pratica a modalidade para se sentir bem, gosta de variar o trajeto e planeja com tempo as corridas de que pretende participar. Além disso, eles seguem treinamento e dieta específicos para as provas. Outro dado levantado foi que aspectos como organização, diversão e paisagem do local são elementos que têm peso na escolha de uma prova.
 

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."