Acontece neste domingo, 29 de maio, em Jurerê Internacional, a etapa catarinense do Ironman Brasil. Grandes nomes do triathlon brasileiro, como Ariane Monticeli, Igor Amorelli e Marcus Vinícius Fernandes já confirmaram presença na prova. Ariane recorda com exatidão o título conquistado em 2015 e se sente preparada para brigar novamente pelo lugar mais alto do pódio:
“Minha preparação está ótima. Deu tudo certo, sem lesões, sem resfriados ou gripes e com a periodização perfeita feita pelo meu técnico Marcelo Ortiz para que chegasse no pico para essa prova. Tenho expectativa de fazer uma prova melhor do que fiz no ano passado.”
Em 2015, a atleta empolgou a torcida após figurar na 10ª posição, no início do trecho de corrida, e chegar em primeiro. Sua marca de 8h59m08s é a segunda melhor na história da prova disputada em Florianópolis, que neste ano chega à 16ª edição.
Marcus Vinícius promete grande esforço para figurar nas principais colocações. Assim como o multicampeão Amorelli, que disputará o Ironman para readquirir ritmo de competição após cirurgia no braço. Campeão em 2014, ele confirmou esta semana sua presença na edição deste ano. Único sul-americano a completar o percurso abaixo de 8h, Amorelli chega cauteloso para o evento e sem criar grandes expectativas:
“Nós decidimos fazer a prova para sentir como meu corpo vai reagir e também para voltar a competir. Eu gosto muito do Ironman, tenho um carinho especial por ele, mas estou bem tranquilo em relação a resultados. Me recuperei muito bem da cirurgia no braço, mas ainda preciso ganhar ritmo de competição para voltar ao meu ápice.”
No final de março, Amorelli treinava justamente para o Ironman Florianópolis quando sofreu um acidente de bicicleta na BR-101. Prontamente amparado, o triatleta precisou passar por uma cirurgia de emergência no braço, colocando duas placas e 13 pinos. Os últimos dois meses foram de intensa recuperação, mas sem deixar os treinamentos de lado.
Os triatletas enfrentarão 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida, com tempo limite de 17 horas. O Ironman Florianópolis contará pontos para o ranking sul-americano e será classificatório para o Mundial de Ironman no Havaí. Cerca de dois mil atletas, de diversas nacionalidades (26 países), disputarão os desafios da região e premiação de mais de R$ 500 mil. Há categorias masculina e feminina, tanto para profissionais quanto para amadores.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”