Com largada e chegada no povoado de Nocito, no pé da Serra de Guara, em Huesca, na Espanha, nos Pré Pirineus, cerca de 300 corredores participaram da 11ª edição da Trail Tozal de Guara. A vitória foi da brasileira Mirlene Picin, a Mika. A campeão concluiu o percurso de 21km em 2h55m31s. A segunda e terceira colocadas foram atletas espanholas. Sara Bonet fechou a prova em 2h56m37s e Rebeca Menes, em 3h02m23s.
O percurso tem uma altimetria positiva acumulada de 1.450m. Com largada a mil metros de altitude, os competidores seguem Serra acima por 10,5km até atingirem o Pico do Tozal de Guara, a 2.077m. O retorno até a linha de chegada é concluído pelo outro lado da Serra, com mais 10,5km.
Desde março, quando iniciou a temporada de provas de corrida, Picin competiu em sete eventos e subiu ao pódio em seis oportunidades. Ela segue em treinamento na Espanha, com mais provas previstas para o mês de junho, julho e agosto.
Com essa vitória, o projeto de reflorestamento realizado pela empresa de fertilizantes orgânicos Visafértil, soma mais 25 mudas para o plantio. Até o momento, foram seis pódios da atleta neste ano, contabilizando 135 árvores que serão plantadas no fim do ano.
Mika tem patrocinio da Visafértil, Fermac Cargo e Nanobr Nanotecnologia, apoio da Murilhas Comunicação, Hospital 22 de Outubro e Bonés Skiroll, e parceria com Sejel – Mogi Mirim e Studio Zentro – Huesca.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”