Já estão abertas as candidaturas para a quinta edição do UB515 Brasil Ultra Triathlon, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de abril de 2018, entre as cidades de Ubatuba, em São Paulo, passando por Paraty, e chegando no Rio de Janeiro e a capital carioca.
A prova no Brasil é disputada nos mesmos moldes do Mundial de Ultraman, no Havaí, onde no primeiro dia os atletas nadam 10km e pedalam 145km; no segundo, pedalam 276km; e, no terceiro, correm duas maratonas (84.4km). Assim como em Kailua-Kona, para participar não basta querer, tem que ser aceito pela organização. Este procedimento de candidaturas é o mesmo que acontece em outras provas de Ultraman realizadas pelo mundo, onde a preferência é dada aos atletas mais experientes em ultradistâncias. As vagas são limitadas a 30 triatletas.
Para Alexandre Luna, organizador do evento e que também já foi finisher no Mundial de Ultraman, a prova nacional “pegou”:
“Este ano tivemos 78 candidaturas, ou seja, mais do que o dobro do que podemos comportar para alinhar na largada. Para ano que vem esperamos ainda mais, mas, infelizmente, pela logística do evento e pelo acolhimento que nos propusemos a dar a cada competidor, trinta atletas é o máximo que permitimos”.
Para o também diretor do evento e hexacampeão mundial de Ultraman, Alexandre Ribeiro, o objetivo é fazer da prova uma referência no triathlon de ultradistância.
“Em 2014 realizamos a prova-teste com apenas nove participantes. A credibilidade foi tamanha e o crescimento tão rápido que na edição deste ano fomos obrigados a deixar muitos pretendentes na fila de espera”, conta Ribeiro.
Para maiores informações sobre o evento e como participar, acesse o site da prova.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”