New York, Boston, Londres, Chicago, Berlim e Tóquio. Esse circuito de grandes maratonas, conhecido como World Marathon Majors, que são consideradas as melhores e mais desejadas do mundo, vai crescer. Na última quinta-feira (27/4), em Pequim, o grupo econômico Dalian Wanda Group, um dos principais conglomerados privados da China, que, em 2015, tornou-se dono da marca Ironman por US$ 650 milhões, firmou um acordo comercial de 10 anos com a Abbott World Marathon Majors para que o circuito seja ampliado para nove as provas, chegando à Ásia África.
“Estamos felizes com a parceria com Abbott World Marathon Majors, o circuito de maratonas mais famoso do mundo, para promover as provas de 42km e a vida saudável”, disse Wang Jianlin, presidente do Dalian Wanda Group. “O hábito de correr está crescendo rapidamente no mundo e na Ásia, principalmente China. Esperamos ter mais chineses competindo nas Majors, bem como ajudá-la a se expandir.”
“Vamos trabalhar com Wanda para trazer novos corredores, novos lugares e novas iniciativas para a Majors”, disse Tim Hadzima, diretor geral da Abbott. “Quase um milhão de pessoas se inscrevem a cada ano para serem sorteadas nas Majors. Nossa parceria com o grupo Wanda vai desenvolver este interesse fenomenal pelas maratonas.”
A Marathon World Series Majors foi fundada em 2006 para desenvolver provas e homenagear os melhores maratonistas. A cada ano, mais de 250 mil corredores participam das provas da Majors, o que representa um faturamento de cerca de US$ 150 milhões por ano. Além disso, a AbbottWMM é líder mundial em iniciativas anti-doping, o financiamento do programa de testes de drogas com maiores fundos privados do esporte.
O interesse dos executivos da Wanda em entrar no mundo das maratonas pode ser medido pela s números da Federação de Atletismo da China. Segundo a entidade, em 2011 foram promovidas 22 maratonas no país. Dois anos depois, foram organizadas 38, sendo que em 17 delas havia mais de 10 mil participantes. Em 2016, o número de concluintes em provas de 42km e 21km foi de 1,2 milhão, enquanto nos Estados Unidos, a soma de corredores terminaram essas duas distâncias foi de 2,5 milhões de atletas.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”
Muito bom!
Muito bom!