Conheça a programação de palestras da Casa Maratona do Rio

Os palestrantes da Maratona do Rio 2018: o ortopedista Sérgio Mauricio, a psicologa do esporte Vanessa Protasio, o educador físico André Leta e a cardiologista Fabiola Schwartz
Os palestrantes da Maratona do Rio 2018: o ortopedista Sérgio Mauricio, a psicologa do esporte Vanessa Protasio, o educador físico André Leta e a cardiologista Fabiola Schwartz

Mais do que um local para buscar os kits das provas que formam a Maratona do Rio, a Casa Maratona do Rio tem uma programação extensa para seus visitantes. Durante os três dias de funcionamento (quinta, sexta e sábado), a Casa da Maratona terá palestras com profissionais renomados e atletas, de elite e amadores, com muita experiência para compartilhar.

No primeiro dia, nesta quinta-feira (20/6), a programação começa às 10h. A primeira palestra é do time de especialistas da Maratona do Rio, que vai falar sobre um dos principais eventos de corrida da América Latina. Estarão presentes o ortopedista Sérgio Mauricio, a psicóloga do esporte Vanessa de Figueiredo Protasio, a nutricionista Roberta Lima e o professor de educação física André Leta.

O segundo tema do dia será “Que lições da corrida podemos levar para a vida“, com previsão de início às 11h45m, com a publicitária Karina Teixeira, influencer digital do “Corredora da Vida Real” e embaixadora da Maratona do Rio, o jornalista Gustavo Maia, do Programa Fôlego, e Narbal Fernandes, do “Correndo pelo autismo” e embaixador da Maratona.

A terceira palestra será “Loucos por corrida“, com previsão de início às 13h30m. Estarão presentes o sul-africano Louis Massym, com mais de 300 ultras, 348 maratonas e 47 Comrades; Nilson Lima, com mais de 230 maratonas, e Denise Amaral, que completará 150 maratonas neste domingo.

A quarta palestra será “Estratégias para as provas da Maratona do Rio“, com previsão de início às 15h15m. Seu principal foco serão os novos percursos da meia maratona e da maratona. Os palestrantes serão Alexandre Lima, diretor técnico da assessoria esportiva Filhos do Vento; Rodrigo Issac, diretor técnico da assessoria esportiva Speed; Roberto Tadao (Dum), diretor técnico da assessoria esportiva Rio Saúde; e os embaixadores Vini Vitorino e Ruy Carmona.

Resiliência e superação na corrida” é o tema da quinta palestra, com início previsto para às 17h. Nela, o ultramaratonista Cléber Isbin contará como a corrida o ajudou a vencer as drogas e deu sentido à sua vida.

Empoderamento da mulher na corrida é tema

Na sexta-feira, a programação de palestras da Casa da Maratona começa às 9h. A primeira será sobre “Estratégias para as provas da Maratona do Rio“, com os diretores técnicos Marcius Duarte, da assessoria esportiva Runner’s Club, Iazaldir Feitoza, da assessoria esportiva Trail and Road Running Team, e Vinícius Magalhães, da assessoria esportiva Equipe Fox.

A segunda palestra será “A corrida como plataforma de negócios“, com o Márcio Callage, diretor de marketing da Olympikus, e Erico Freitas, diretor de Negócios da Dream Factory. O início está previsto para as 10h30m.

A terceira palestra, com início previsto para as 11h30m, será sobre “A relação treinador e atleta. Teoria e prática“, com Lucas Pretto, treinador e diretor do Estúdio Pretto Treinamento Funcional, e Daniel Bartelle, triatleta.

A quarta palestra será com o treinador Ademir Paulino, treinador da Cia Athletica Morumbi, com o tema “Lições dos quenianos para atletas amadores“. Seu início está previsto para as 12h15m.

A quinta palestra será sobre o “Empoderamento da mulher na corrida“, com previsão de início para as 13h45m. Participarão a psicóloga do esporte Vanessa de Figueiredo Protasio, a treinadora Luciana Toscano e a jornalista Yara Âchoa.

A sexta palestra será “Provas de longa distância – Alimentação e hidratação na prática“, com início previsto para as 15h15m. As palestrantes serão as nutricionistas Carla Bogea, Priscila Damasceno e Cris Perroni, com mediação da também nutricionista Roberta Lima.

A sétima palestra do dia será “A corrida real no mundo virtual“, com início previsto para as 17h. Os palestrantes serão o jornalista Sérgio Rocha, do canal Corrida no Ar, e os embaixadores da Maratona Mayra Rizzi e Sérgio Boia, do Programa Kilometragem.

Os maratonistas Franklin Caldeira (à esquerda) e Ronaldo da Costa em uma das palestras da Maratona do Rio 2018
Os maratonistas Franklin Caldeira (à esquerda) e Ronaldo da Costa em uma das palestras da Maratona do Rio 2018

Ronaldo da Costa e Daniel Chaves são atrações

No sábado, as palestras começam às 10h30m. “A tecnologia como ferramenta para a corrida” é o tema do primeiro painel do dia. Os palestrantes serão Victor Costa, diretor do Centro de Treinamento Caft, Alan Marques e Robson Amorim.

A segunda palestra está prevista para as 12h15m. O tema é “Quebrando as barreiras da Maratona“, com os diretores técnicos Antonio Carlos Ferreira, diretor da assessoria esportiva Mitokondria, Paulo Henrique, diretor técnico da assessoria esportiva ML Mix Run, Daniel Teo Teodoro, diretor técnico da Teo Esportes Assessoria Esportiva, e Diogo Andrade, diretor técnico da Tração Assessoria Esportiva.

Às 13h45m, o ultramaratonista Márcio Villar falará sua história de superação para conquistar recordes mundiais em “Desafiando limites“.

Para encerrar o ciclo de palestras da Casa da Maratona, os tema será “Como a Maratona mudou a minha vida“, com início previsto para as 15h15m. Os convidados serão Ronaldo da Costa, ex-recordista mundial da maratona Ronaldo da Costa, Daniel Chaves, melhor maratonista brasileiro da atualidade, e o treinador Jorge Luiz da Silva.

Serviço Casa Maratona

Quinta-feira, 20 de junho: 9h às 19h

Sexta-Feira, 21 de junho – 9h às 19h

Sábado, 22 de junho – 8h às 17h

Local: Centro de Convenções SulAmérica

Endereço: Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova, Rio de Janeiro   
















COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."