#CorridaElesPorElas reuniu 5 mil pessoas a favor da igualdade entre homens e mulheres, no Rio de Janeiro

Eleonora Mendonça, ex-maratonista olímpica, na #CorridaElesporElas
Eleonora Mendonça, ex-maratonista olímpica, na #CorridaElesporElas

A primeira edição da #CorridaElesPorElas no Brasil, no último domingo (28/5), no Aterro do Flamengo, com as distâncias de 5km e 10km, contou com a participação de mais de cinco mil corredores. O evento faz parte do movimento mundial HeForShe (ElesPorElas), a favor da igualdade de direitos entre mulheres e homens.
“Minha carreira de atleta já passou, mas eu quero continuar incentivando as pessoas. Quero motivar  os que estão começando, quem já corre e todos aqueles que precisam de ajuda. A iniciativa dessa campanha tem muito a ver com a minha carreira. Quando eu comecei não haviam mulheres correndo, é lindo acompanhar essas mudanças”, declara Eleonora Mendonça, que correu e incentivou outros atletas da prova.
Aos 68 anos, Eleonora é conhecida por seu pioneirismo. Nos anos 80, quando presidia uma associação de maratonista, processou o Comitê Olímpico Internacional e outros órgãos que comandam o esporte mundial por discriminação de gênero, em busca da inclusão das mulheres em provas de longa distância. Ela ainda foi a primeira mulher a representar o Brasil numa maratona olímpica, nos Jogos de Los Angeles, em 1984, e criadora da Maratona do Rio de Janeiro, a primeira o Brasil, em 1979.
Outra corredora que aprovou o evento e apoiou a campanha foi a atriz Sophia Abrahão.
“Foi incrível e um super desafio pra mim. Me emocionei quando cruzei a linha de chegada. Eu estou muito feliz de conseguir aliar essa superação com uma campanha tão linda como a HeforShe da ONU Mulheres. Eu luto pela causa feminista, falo sobre isso nas minhas redes sociais. Especial participar e honrar mais um evento em nome das mulheres”, finaliza Sophia.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. #CorridaElesPorElas reuniu 5 mil pessoas a favor da igualdade entre homens e mulheres, no Rio de Janeiro – A luz de bons preceitos humanos, refletirá um estado de equilíbrio harmônico com tudo que vemos e com o que não vemos .Apenas sentimos.
  2. #CorridaElesPorElas reuniu 5 mil pessoas a favor da igualdade entre homens e mulheres, no Rio de Janeiro – A luz de bons preceitos humanos, refletirá um estado de equilíbrio harmônico com tudo que vemos e com o que não vemos .Apenas sentimos.

Comentários não permitidos.