Já corri três vezes a Maratona de Nova York (2010 – 2011 – 2014). Em cada uma delas uma emoção e uma experiência diferente. Fiz uma lista de 10 coisas para aproveitar na prova, que acontece neste domingo (6/11), além de correr.
- Não esqueça de comprar o “New York Times” na segunda-feira. O jornal publica os nomes dos corredores que terminam os 42km em menos de cinco horas.
- Grave seu tempo na medalha. Além do quiosque montado na área da chegada da prova, no Central Park, que tem uma fila imensa, a loja de esportes New York Running Company, no shopping da Columbus Circle (10 Columbus Circle), grava de graça. Se não quiser esperar a gravação, é possível deixar e buscar depois.
- Também na segunda-feira, há várias “xepas”de produtos oficiais da Maratona.
- Desfile orgulhosamente com a medalha no peito. Você vai ouvir muito “congratulations” e “god job”. Nos restaurantes – há muitos que oferecem cerveja ou uma refeição para os maratonistas -, os atletas são recebidos com palmas.
- Você nunca vai correr sozinho. Sempre haverá mais de um maratonista ao seu lado. E pela rua, o público estará sempre incentivando, principalmente com cartazes e o “Give me a five”, “Give me five”, “Gimme a five”, “Gimme five” ou “High five”. O toque das mãos, na maioria das vezes com as crianças, é emocionante. Eles acham que estão tocando em campeões, em heróis.
- Curta os shows que acontecem ao longo a prova.
- Vá ao jantar oficial de massas. É divertido.
- Veja a queima de fogos no Central Park.
- Participe da corrida de 6km no sábado com amigos ou familiares.
- Divirta-se, por mais dura que seja a prova. Não há nenhuma igual a esta no mundo, por tudo que ela envolve.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”