A estreia de Jesper Svensson em um Ironman não poderia ter sido melhor. Na 18ª edição brasileira de uma das maiores franquias de triatlhon do mundo, no último domingo (27/5), em Florianópolis, que reuniu 2.500 atletas de 44 países, recorde na história da competição, o sueco foi campeão ao completar os 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,2km de corrida em 8h08m06s. No feminino, a vitória foi da canadense Kirsty Jahn, vice-campeã no Ironman 70.3 Florianópolis, em abril, com 8h54m57s. Os dois vencedores receberam uma premiação de US$ 8 mil e pontos para o ranking do Mundial de Kona, no Havaí, em outubro.
Jesper Svensson comemora sua vitória no Ironman Brasil, em Florianópolis
O pódio masculino ainda teve o brasileiro Igor Amorelli, campeão em 2014, com 8h14m29s, na segunda colocação, e o também brasileiro Thiago Vinhal, com 8h19m11s, em terceiro lugar. No feminino, a segunda colocada foi a americana Sarah Piampiano, com 9h03min33seg, e a brasileira Bruna Mahn, com 9h10m37s, em terceiro.
No masculino, Amorelli, apontado como um dos favoritos por sua vitória no Ironman 70.3 Florianópolis, teve problemas no pedal de sua bike início do ciclismo, o que acabou prejudicando sua perfomance na prova. Já Jesper fez uma ótima natação, manteve a ponta no ciclismo e também na corrida para conseguir sua primeira conquista no Ironman.
No feminino, a briga foi mais disputada, com algumas atletas se revezando na ponta. Na corrida, Kristy conseguiu se destacar, seguida por Sarah Piampiano, e fechou a prova com seu melhor tempo na carreira. Além disso, o resultado deixou a vencedora mais perto de Kona.
Triatletas na etapa do ciclismo do Ironman Florianópolis
O triatlo nacional garantiu a maioria das 40 vagas na Faixa Etária para o Mundial Ironman, no Havaí, em outubro. O país terá 28 atletas na principal competição de modalidade, ao lado de outras seis nações que também tiveram atletas classificados, como Argentina, Chile, Paraguai, Estados Unidos, Bélgica e França.
A relação de classificados por faixa etária para Kona é a seguinte:
MASCULINO 18 A 24 ANOS: Thomas Carvalho (BRA);
FEMININO 18 A 24 ANOS: Carla Lacerda (BRA);
MASCULINO 25 A 29 ANOS: Henrique Nicco (BRA) e Gaston Montenegro (ARG);
FEMININO 25 A 29 ANOS: Natally Costa (BRA);
MASCULINO 30 A 34 ANOS: Bruno Faria (BRA); Marcos Calcic (BRA); Hugo Amaral Horta Barbosa (BRA); Bruno Manzoni (BRA); e Frederico Monteiro da Silva (BRA);
FEMININO 30 A 34 ANOS: Pierangela Dezerega (CHL);
MASCULINO 35 A 39 ANOS: Alex Bronholo (BRA); Alexandre Takenaka (BRA); Bonieck Clemente (BRA); Miguel Sanches Neto (BRA); Marcos Faria (/BRA), e Samuel Silva (BRA);
FEMININO 35 A 39 ANOS: Vanessa Gianinni (BRA); e Maria Florência Fraga (ARG);
MASCULINO 40 A 44 ANOS: Adrian Parada (ARG); Olivier Cardoen (BEL); Osvaldo Maximiliano Malvezzi Martinez (ARG); Paulo Henrique Manzini (BRA); e Sergio Ayala (ARG);
FEMININO 40 A 44 ANOS: Vanusa Alberti (BRA); e Claudia Dumont (BRA);
MASCULINO 45 A 49 ANOS: Fernando Lucas (BRA); Fabiano Paes (BRA); Marcelo Abdo (BRA); e Mauricio Antonelli Lehoczki (BRA);
FEMININO 45 A 49 ANOS: Flavia Rocha (BRA);
MASCULINO 50 A 54 ANOS: Rodrigo Gonzalez (CHL); e Alberto Marinoni (PRY);
FEMININO 50 A 54 ANOS: Marilza Saldanha (BRA);
MASCULINO 55 A 59 ANOS: Claudio Schiller Thompson Flores (FRA);
FEMININO 55 A 59 ANOS: Betty Janelle (EUA);
MASCULINO 60 A 64 ANOS: Larry Black (EUA);
FEMININO 60 A 64 ANOS: Hedla Lopes (BRA);
MASCULINO 65 A 69 ANOS: Roberto Sena (BRA);
MASCULINO 70 A 74 ANOS: Luiz Renato Machado Gomes (BRA);
Mais informações no site oficial: www.ironmanbrasil.com.br
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”