Com o tempo total de 9h17m51s, a equipe Amigos do Freire CRrunners, de Curitiba, foi a campeã do Revezamento Volta à Ilha, disputado no último sábado (1º), em Florianópolis. A 26ª edição da tradicional prova, com 140km, teve a participação de mais de 3.600 corredores, divididos em cerca de 350 equipes de todas as regiões do Brasil.
“Nossa equipe vinha perseguindo o título de campeã geral nos últimos anos. Para esta edição da prova conseguimos formar um grupo homogêneo, com atletas da região metropolitana de Curitiba. Viemos focados e determinados a alcançar este objetivo nesta prova que é entusiasmante por seus cenários, diferentes terrenos e desafios. Conheço a prova como atleta desde 2002 e agora trabalho para trazer os mais jovens continuarem no esporte”, afirma Luiz Freire, coordenador técnico da equipe campeã.
Campeões nas duplas fecham prova em 11h02m43s
O céu ainda estava escuro quando os primeiros atletas largaram do Trapiche da Beira-Mar Norte. As largadas ocorreram entre 4h15m e 7h30m, conforme cada uma das mais de dez categorias. As equipes de elite e veteranas por idade, com oito oito integrantes, as de participação, com até 12 atletas, e ainda a categoria de duplas. Os participantes se revezaram ao longo de 19 trechos para uma volta completa na Ilha.
- Siga o Corrida Informa no Instagram
As praias do Norte da Ilha foram percorridas sob céu nublado. No entanto, o sol apareceu. Por volta do meio-dia, as primeiras equipes passaram pela Barra da Lagoa, ditando o ritmo da prova. A partir desse ponto, os atletas tinham que superar o cansaço acumulado e também os trechos mais difíceis, em praias de areia fofa do Norte de Ilha e, ainda, o maior e mais temido trecho, os 16km de subida do Morro do Sertão que leva ao emblemático Ribeirão da Ilha. Deste ponto em diante, era a vez de usar o que sobrou de fôlego para reencontrar a arena do evento, na Beira-Mar Norte.
“Acho que o grande segredo para chegar na frente no Revezamento Volta à Ilha é viver intensamente cada quilômetro da prova. A gente correu pouco juntos na preparação, cada um morando em estado diferente, mas com o apoio mútuo conseguimos o êxito”, conta Adriano Chiarani, de Caçador (SC), que, com Willas da Silvia, venceu a categoria de duplas em 11h02m43s.
Resultados Revezamento Volta à Ilha 2022
- Campeão geral: Amigos do Freire CRrunners (Curitiba – PR), 9h17m51s;
- 1° lugar Cat. Aberta Elite: CWB Elite 1 (Curitiba – PR), 9h51m56s;
- 1° lugar Cat. Aberta Mista: Clube de Corrida Formacco (Florianópolis – SC), 9h56m46s;
- 1° lugar Cat. Feminina: CR Runners Brasil 01 (Curitiba – PR), 11h15m53s;
- 1° lugar Cat. Veterana 45: TR/Proinfo Tecnologia (Tubarão – SC), 11h03m32s;
- 1° lugar Cat. Veterana 50: D-Run 50 Mais (Campinas – SP), 12h17m37s;
- 1° lugar Cat. Veterana 60: Os Velhotes (São Paulo – SP), 11h32m24s;
- 1° lugar Cat. Dupla Masculina: André Vilarinho 1 (Senador Canedo – GO), 11h02m43s;
- 1° lugar Cat. Dupla Feminina: André Vilarinho 3 (Senador Canedo – GO), 14h45m01s; e
- 1° lugar Cat. Dupla Mista: Mãe e Filho (Curitiba – PR), 14h11m24s.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”