Em dezembro de 2015, pouco mais de um ano depois de ter conseguido emagrecer (tarefa que tentei durante 20 anos, com alguns sucesso e muitas recaídas), fiz uma promessa de começar uma nova rotina de esportes ao ar livre. A primeira iniciativa foi me matricular no surf, na Barra, cedinho aos sábados e domingos. A segunda foi treinar a corrida ao ar livre, já que até então eu só encarava a esteira. A turma da Velox, com o Bruno Reis e a Luciana Carvalho, foi fundamental para o gostinho pegar.
Ainda relembrando esse comecinho… Lá no inicio do ano, uma amiga me convidou para uma corrida de 8km em Floripa e achei a missão impossível. Nunca tinha feito essa distância, mas como tínhamos bastante tempo para treinar me matriculei. Aquela corrida de junho, a primeira que fiz, foi inesquecível. É uma bela dose de exercício, natureza e diversão em uma hora e meia. Quis experimentar mais.
Hoje fui fazer o inventário de fotos dos meus dez meses de promessa sendo cumprida. São fotos bem ruins, selfies toscas com a cara lambuzada de protetor. Suada e descabelada, as fotos são prestação de contas com a minha promessa.
Valeu a pena registrar. Nem eu sabia que tinha feito tanta coisa em menos de um ano. Duas provas de trilha, um monte de treinos diferentes, a primeira vez em pé na prancha, e ainda teve EuroCopa e Olimpíadas.
Tem sido bom! Estou magra há apenas 2,5 anos. Sou um bebê aprendendo a me virar com essa nova condição e sabendo que, se der mole, posso escorregar. Mas passo a passo, treino após treino, risada após risada, o medo de reengordar vai acalmando e vou ampliando as conquistas. Veremos como será em 2017!”
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”