Estudo afirma que correr pode ser a arma secreta para a sua felicidade

Da Vogue Brasil.
Sabe quando bate uma tristeza “sem motivos”, fruto das mudanças hormonais do corpo, que faz você pensar apenas em deitar na cama e comer um sorvete enquanto assiste Netflix? Um novo estudo aponta que “fazer nada” é a solução oposta do que você precisa para combater este sentimento – comum nas mulheres principalmente no período pré-menstrual.

Segundo o relatório publicado no jornal Cognition and Emotion, praticar exercício aeróbicos, como corrida, é a forma mais eficaz e cientificamente comprovada para melhorar o seu humor. O estudo testou de que forma os exercícios moderados afetavam o modo como os indivíduos regulavam as emoções negativas.
Os 80 participantes (50% mulheres) foram induzidos a sentir tristeza através de uma cena perturbadora de um filme, The Champ, e então seguiam para fazer meia hora de exercícios: parte do grupo praticou corrida e outra alongamento.
Depois de observar algumas sessões e a mudança emocional dos participantes no antes e depois das atividades, os pesquisadores concluíram que aqueles que correram relataram sentir menos tristeza ao final do estudo, em comparação àqueles que não se exercitaram.
Enquanto isso, aqueles que apresentaram dificuldade de controlar a emoção também se sentiram menos tristes após uma corrida de 30 minutos, em comparação aos que se limitaram apenas ao alongamento.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."