Um dos principais circuitos de trail run do Rio de Janeiro, com etapas no Espírito Santo e em Minas Gerais, começa neste sábado, em Videiras, distrito de Petrópolis, na região serrana fluminense. Com as distâncias de 70km, 55km, 27km, 12km e 6km, a APTR terá como novidade o aumento na segurança dos corredores.
– A Série APTR vai ter uma evolução este ano com melhoria no atendimento, novas trilhas e um trail mais seguro.Agora mesmo na Ultra de Videiras, vamos trabalhar com três ambulâncias básicas e uma ambulância UTI e uma Unidade médica, fato inédito em provas de trail run no Brasil, com mais de 10 socorristas especializados – afirma Adevan Pereira, diretor do Circuito APTR.
Nesta terceira edição em Videiras serão disputadas duas novas distâncias. A de 70km, com mais de 4 mil metros de desnível positivo, e 6km para os iniciantes no trail run.
Grande incentivador do trail run, Adevan está vendo a modalidade crescendo de uma forma desenfreada:
– Os treinadores e também os organizadores estão preocupados com isso, pois há cada vez mais atletas sem noção de como é correr em montanhas, ainda não bem orientados ou sem orientação técnica querendo correr provas deste tipo. Da mesma forma, há muitos organizadores surgindo sem experiência e sem passar a verdadeira essência e responsabilidade de realizar eventos desta natureza. Recomendo que busquem informações de como agir nas florestas, parques e montanhas, com o objetivo de respeitar a natureza, as leis ambientais e, principalmente, a saúde do corredor, pois o esforço na montanha é sempre maior que na corrida de rua.
Adevan, que além de organizador é treinador e corredor, acrescenta:
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”