As inscrições para primeira edição da Maratona Internacional de Floripa, no dia 27 de agosto, estão abertas no site oficial. Além dos 42km (individual e em dupla), os corredores terão a opção de participar das distâncias de 10km e 5km, com largada às 7h, no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte.
A quatro meses da largada, a Maratona Internacional de Floripa já tem cerca de 1.500 inscritos e a expectativa é de atrair um total de 5 mil corredores. A organização estima que 80% dos participantes inscritos não residem na capital catarinense, o que promete ser um grande atrativo também para o turismo e comércio de Florianópolis.
Quem conhece o percurso da prova sabe que a Maratona Internacional de Floripa é uma ótima opção para os atletas que têm o objetivo de melhorar suas marcas pessoais, além de competir em um dos percursos mais bonitos do Brasil. Caso do corredor Murilo Búrigo, que treina quase todos os dias no local da prova.
“Com certeza os atletas que vierem participar da Maratona vão gostar muito. O percurso é muito bacana, sendo grande parte dele na Beira-Mar. Na minha opinião, essa corrida tem tudo para se tornar uma das melhores do país. A baixa altimetria e o clima ameno possibilitam aos corredores terem tempos bem interessantes”, comenta Murilo, que começou a correr em 2014 para perder peso após o diagnóstico de uma hipertensão.
Após completar sua primeira maratona em 2016, em Punta del Este, no Uruguai, Murilo traçou seu planejamento dessa temporada focado na prova de agosto: “Felizmente esse ano voltamos a ter uma maratona em Florianópolis. Minha preparação vem sendo feita baseada nos treinos de corrida, fortalecimento e nutrição e correr em casa vai ser uma ótima experiência. Espero baixar meu tempo”.
Além de brasileiros de 23 estados, além do Distrito Federal, estão confirmados corredores da Argentina, Austrália, Paraguai, Chile e Uruguai.
Os percursos para cada uma das modalidades também já estão definidos e podem ser acessados no site -http://www.atsports.com.br/percursosmaratonadefloripa.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”