Fundador de uma das mais tradicionais assessorias esportivas do Brasil, a MPR, Marcos Paulo Reis se juntou à Kikos Fit para dar ao público, em diversas “pílulas” e de forma 100% gratuita, todo seu conhecimento sobre uma vida dedicada ao esporte, com dicas valiosas sobre técnicas, hábitos, dúvidas e desmistificação sobre algumas lendas na corrida.
Em um dos episódios, Marcos Paulo entra no debate sobre a idade certa para começar a correr. Embora o esporte seja recomendado para as crianças na imensa maioria dos casos _ não só como símbolo de saúde, mas também como formação de cidadania _, ainda se discute sobre a precocidade do esforço exigido pela corrida em jovens que possam iniciar prematuramente a prática esportiva.
- Siga o Corrida Informa no Instagram
- O Corrida Informa também está no portal do Lance
“Eu acredito que é necessário realizar um acompanhamento médico que avalie o crescimento do filho ou filha, e aí entender se já é adequado para essa criança correr. Na minha concepção, a idade ideal para uma criança começar a correr é entre 14 e 15 anos, quando se está fechando um ciclo de crescimento e há menos risco. Mas, claro, de maneira muito leve: duas vezes por semana, corridas pequenas, nada com muita intensidade, afinal é a primeira entrada”, explica Marcos Paulo Reis.
“Pilulas” de Marcos Paulo Reis disponíveis no app
O especialista ainda explica que, neste primeiro contato com a corrida, o resultado de exames e a própria construção da mecânica são importantes para uma melhor iniciação deste jovem atleta.
No entanto, o debate se estende também para a terceira idade. Afinal, é seguro pessoas com mais idade começarem a correr? “É sim possível, mas há certos cuidados. É importante realizar exames para entender a parte articular da pessoa, para ver se suas articulações estão preparadas para aquela atividade. Nesse caso, seria necessário realizar primeiro o fortalecimento dessas articulações com a musculação. Claro, nesse caso também, não envolveria treinos muito pesados”, complementa Marcos, que relembra que no mesmo aplicativo parceiro, o Kikos Fit, é possível encontrar aulas de fortalecimento muscular em diversas intensidades.
Outras “pílulas” de Marcos Paulo Reis estão disponíveis no app gratuitamente e apontam dicas sobre hidratação, preparação, melhora da mecânica, entre outras lições imperdíveis para a melhora da qualidade de vida. A Kikos Fit ainda possui mais de 16 outras modalidades em seu aplicativo, um amplo catálogo que permite acesso a exercícios físicos de todos os tipos.
Sobre a Kikos Fit
A Kikos Fit é o único aplicativo de conteúdos fitness 100% gratuitos na América Latina, com mais de 16 modalidades, 500 aulas e 80 mil usuários ativos. O app congrega atividades como força funcional, musculação, Hiit, ciclismo, corrida, yoga, meditação, mindfulness, Kikos abs, Kikos dance, com profissionais de alta qualificação e reconhecimento, como Luciana Haddad, Flávia Delaroli, Paulo Puccinelli, Guilherme Andrade e a MPR Assessoria Esportiva. A plataforma foi desenvolvida pela Kikos Fitness Store, uma das maiores empresas do mundo e referência de mercado em equipamentos fitness há 35 anos.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”