A segunda edição da Mons Ultra Trail, ultramaratona de montanha disputada em Nova Trento (SC), chega à segunda edição entre os dias 22 e 25 de setembro, com as distâncias de 104km, 85km, 55km, 25km e 12km. Na principal prova do evento, a de 104km, o desnível positivo é de 6.100m, que representa a soma das altimetrias de todas as subidas do percurso, com seu ponto mais alto no famoso Monte Barão De Charlach, com 1.148m de altitude.
As inscrições estão abertas no site oficial e a expectativa dos organizadores é reunir mil participantes, o dobro do ano passado. A prova vale pontos para a Ultra Trail Mont Blanc.
- Siga o Corrida Informa no Instagram
- O Corrida Informa também está no portal do Lance
Conhecida pelo turismo religioso e por ser a cidade da primeira santa do Brasil, a Santa Paulina, Nova Trento abriga trilhas e terrenos acidentados que são perfeitos para a prática de esportes outdoor.
“Escolhemos a cidade por conta das belas paisagens, montanhas com altitudes elevadas e pela boa oferta de hotéis, pousadas e restaurantes”, explica Jonathan Cadore, ultramaratonista e um dos responsáveis pela organização.
Mons Ultra Trail tem premiação em dinheiro
A prova já virou referência entre os corredores que disputam os primeiros lugares, já que oferece premiação em dinheiro nas categorias geral masculina e feminina em todas as distâncias.
“A maioria das provas de trail running no Brasil não têm recompensa em dinheiro, então nosso objetivo é valorizar os corredores de elite com essa premiação”, afirma Danilo Pinheiro, que faz parte da equipe de organizadores. “Vamos oferecer mais de R$ 21 mil, divididos igualmente entre homens e mulheres”.
Campeões recebem troféu transitório
Assim como acontece em grandes eventos esportivos, como a Taça Libertadores da América e a Copa do Mundo, a Mons Ultra Trail vai premiar os primeiros colocados dos 104km com um troféu transitório, o Troféu Barão. “O campeão e a campeã da nossa distância maior terão o nome, ano da conquista e tempo de prova gravados na base da taça. Além disso, terão isenção na inscrição do ano seguinte, estadia e alimentação custeadas pela organização”, ressalta Pinheiro.
A programação oficial começa na quinta-feira (22/9) com a entrega de kits e Expo Mons, com estandes de diversas marcas. A largada dos 104 km está marcada para as 18h de sexta-feira (23/9). O evento segue no sábado (24/9) com as largadas dos 55km, às 6h, dos 25km, às 10h, e 12km, às 14h. O fechamento da arena está previsto para as 22h. A cerimônia de premiação acontece na manhã de domingo (25/9).
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”