Um novo desafio para ultramaratonistas. A One Hundred® _ empresa inglesa especializada em ultra mountain trail que está chegando ao Brasil _ dá a largada, nesta quinta-feira (12/11), para o FKT RIO One Hundred® Caminho do Imperador.
Em um percurso inédito por montanhas do Estado do Rio de Janeiro, os corredores vão largar na área rural de Barra Mansa, a 133km da capital, passar pelas cidades de Conservatória, Valença, Vassouras, Paty do Alferes e Vale das Princesas, até chegar, 100 milhas (160,94Km) depois, na Catedral de Petrópolis.
A rota, com uma variedade de terrenos, entre asfalto, terra e paralelepípedo, e uma altimetria total de 3.500m, já está aprovada internacionalmente pelo site Fastest Known Time.
Início da One Hundred® Caminho do Imperador é as 17h
Nesta quinta-feira, a partir das 17h, dois atletas serão os desbravadores do percurso e determinarão o tempo que deverá ser superado pelos participantes da prova: o ultramaratonista luso-brasileiro João Andrade, CEO da One Hundred®, e a ultramaratonista brasileira Ana Luiza de Faria Matos. Será possível acompanhar os corredores em tempo real por este link.
João Andrade _ com participações em provas de renome internacional, como PT 281+ Ultramarathon, Estrelaçor 180, Badwater Cape Fear, BR 135 Ultramarathon, e selecionado para correr a Badwartter 135 em 2021 _ vai estabelecer o tempo masculino. Já Ana Luiza _ recordista e campeã solo feminino NIT Ultra Run 12H 2020, bicampeã geral da UltraMaratona Internacional 48HS da Mantiqueira 2019 e detentora da maior distância feminina percorrida na América do Sul em 48H _ determinará a marca para as mulheres.
Os dois terão em suas equipes de apoio conceituados corredores, que se revezarão como pacers. Na de João Andrade, estarão Cristiano Marcelino, Ezequiel Morales, Nilce Marcelino e Filipe Marcelino. Já na de Ana Luiza estarão Alexandre Souza, Alexandre Ribeiro, Mônica de Castilho e Gustavo Adolfo.
Ultramaratonistas são divididos em grupos
A FKT RIO One Hundred® Caminho do Imperador terá o limite total de 20 ultramaratonistas, divididos em quatro etapas, que serão realizadas nos próximos quatro sábados.
Para a primeira rodada, no dia 21 de novembro, foram selecionados Roger Darrigrand, Marcelo Amorim, Lucas Fonseca, Jorge Junior e Rodrigo Oliveira.
No dia 28 de novembro, será a vez de Adriana Rosa, Adriano Ribeiro, Cesar Condrati, Cesar Picinin e Davi Marques.
Ainda é possível se inscrever gratuitamente, por este link, para as duas últimas datas do desafio, nos dias 5 e 12 de dezembro.
O currículo os atletas, que obrigatoriamente precisam de uma equipe de suporte com no máximo quatro integrantes e carro, será analisado pela organização.
Campeões do desafio garantem vaga na One Hundred® World Series
Os melhores atletas brasileiros (homens e mulheres) que se desafiarem neste percurso terão uma prévia do que será o circuito mundial de Ultra Mountain Trail, o One Hundred® World Series, marcado para acontecer no ano que vem no Brasil e na Itália.
Os vencedores masculino e feminino receberão um cheque de R$ 700 (o equivalente a one hundred pound); inscrição gratuita na One Hundred® World Series Brasil 2021; inscrição gratuita na One Hundred® World Itália 2021, com direito a alojamento, despesas, acesso à área VIP e viagens, além de equipamento oficial One Hundred®.
- Triatleta brasileiro completa desafio Everesting e arrecada cestas básicas para ONG carioca
- Correndo pelo Diabetes tem versão virtual
- Leia o Corrida Informa também no Lance
Todos os atletas que finalizarem a prova terão desconto de 50% na inscrição para One Hundred®World Series Brasil 2021.
Sobre a One Hundred®
Organização sediada em Londres, a One Hundred® tem como objetivo mudar o atual paradigma do ultra mountain trail, agregando inovação e tecnologia à construção de uma estrutura padronizada mundial One Hundred® World Series terá as distâncias de 10 (16km), 25 (40km), 50 (80km) e 100 (160km) milhas, começando por Brasil e Itália em 2021, com expansão para outros países.
Outro foco será a formação e preparação de atletas, com a organização de training camps e edições especiais de corridas, com distâncias mais curtas, em diferentes países, incluindo Brasil. Também serão oferecidos serviços para facilitar o acesso de atletas a treinadores, nutricionistas e equipes de apoio especializadas em mountain trail.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”