Casca grossa. É só o quem tem no UB515 Brasil Ultra Triatlhon. Única prova na América do Sul com as distâncias do mítico Campeonato Mundial de Ultraman, realizado na ilha de Kailua-Kona, no Havaí (EUA), com 10km de natação, 421km de ciclismo e 84,4km de corrida. Para esta quinta edição, que começa nesta sexta (6/4) e vai até domingo (8/4), trinta e sete triatletas, sendo apenas uma mulher, largarão, às 6h, para nadar na Praia de Iperoig, em Ubatuba (SP), e depois pedalarão 145km até fecharem a distância em Paraty (RJ). No segundo dia, essas feras pedalam mais 276km entre Paraty e Mangaratiba (RJ), fazendo parte do percurso na dura e temida Serra do Piloto. No terceiro dia, eles correrão duas maratonas pela Zona Oeste do Rio de Janeiro, passando pela bela orla das praias do Recreio dos Bandeirantes e da Barra da Tijuca, com a chegada nas proximidades do Posto 2.
Ricelli Cunha comemora o título da UB515 Brasil Ultra Triathlon de 2017. Foto de Sandra Guedes/DivulgaçãoO tempo final para concluir cada etapa é de 12 horas. Um detalhe importante da prova e incomum em competições de triathlon é o uso de carro de apoio. Cada competidor terá o seu, que cuidará de sua segurança, pois não haverá interdições no trajeto da competição, e de sua hidratação e alimentação durante os três dias do evento.
Criador do Ultraman havaiano, o americano Curtis Tyler retorna ao Brasil este ano para acompanhar a UB515. “Essa prova brasileira resgata o espírito do triathlon e a essência do Ultraman, que criamos há 35 anos. O sentimento de família, que sempre foi a base de nossa prova havaiana, esteve presente aqui ano passado e estará novamente em 2018. Sou agradecido pelo convite e por proporcionarem a mim e minha esposa dias tão maravilhosos”, disse Curtis, em sua segunda visita ao país.
Os cascas grossas convidados da 5ª edição, que para participar tiveram atender aos critérios da organização, como “ter completado previamente, em até 18 meses, uma prova com as distâncias Ultraman, Ironman ou ter realizado uma conquista atlética tais como ultramaratonas, voltas ciclísticas ou outros eventos esportivos desafiadores”, são: Sérgio Cordeiro, Luiz Rissato, Sérgio Meniconi, Sergio Bassichetto, Anderson Lira Dias, Alessandro Alpha Miknicka, Alex Correia Pinheiro, Fred Alves, Sérgio Cedano, Alessandro Silva de Medeiros, Daniel Queiroz Marques da Cruz França, Douglas de Campos, Emerson de Paula Betta, Rodrigo Vasconcellos, André Luis Lima Correia, Pedro Morganti, Bernardo Tillmann, Orival Andries Junior, Philippe Gondre, Marco Aurélio Barbosa Gimenes, Ariel Ramos Lenharo, Erick Parreira Duarte, Fernando Cini Freitas, Adilson Mendes Scapim, Gastón Alejandro Ramos, Renato Amante Chidiquimo, Alexsandro Reis Leite, Cristiano Finkler Rodrigues, Cleomar da Conceição Feliciano, Valentim Valler, Fernanda Aparecida de Morais, Fábio Targas Gonçalves, Fernando Arouche Abdalla, Lauro Cezar Dias Guerreiros, Laelson Lopes Ferreira Filho, Gus Albuquerque e Rodrigo Sampaio Ribeiro de Oliveira.
O UB515 conta com o apoio de Erdinger Alkoholfrei, Saucony, Prefeitura de Ubatuba, Barcellos Sports, De Castilho Sports, Polícia Rodoviária Federal, Pousada Cavalo Marinho, Hotel São Charbel, Hotel Atlântico Sul e Autoposto Guity.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”