Com o tempo total de 23h01m10s, Ricelli Cunha foi o campeão da quarta edição da Erdinger Alkoholfrei UB515 Brasil Ultra Triathlon, realizada nos dias 5. 6 e 7 de maio, entre as cidades de Ubatuba e Rio de Janeiro a quarta edição da única prova da América do Sul com as distâncias do Mundial de Ultraman, no Havaí – 10km de natação, 421km de ciclismo e 84,4km de corrida. No feminino, a campeã foi Rosecler Costa, terceira colocada no geral, com 25h22m20s.
Ricelli Cunha comemora o título da UB515 Brasil Ultra Triatlhon. Foto de Sandra Guedes/DivulgaçãoPara esta edição, 27 triatletas pré-selecionados largaram na sexta-feira (5/5), pouco antes do nascer do sol, na praia de Iperoig, em Ubatuba, no litoral paulista. Após a natação de 10km, os competidores partiram, sob chuva, para 145km de ciclismo, até Paraty, no Rio de Janeiro. No sábado (6/5), foram mais 276km, entre Paraty e Mangaratiba, passando pela temível Serra do Piloto, entre as cidades de Mangaratiba e Rio Claro. No domingo (7/5), os triatletas correram duas maratonas na Zona Oeste do Rio de Janeiro para fechar os 515km da distância Ultraman. Ao final do desafio, 23 competidores terminaram dentro do tempo de corte diário, de 12 horas.
Criador do Ultraman Havaí, o americano Curtis Tyler veio ao Brasil assistir ao UB515 e aprovou a versão brasileiro do seu desafio:
“A organização brasileira acertou. O sentimento de família, que sempre foi a base de nossa prova havaiana, esteve presente durante todos estes dias. Agradeço por terem me proporcionado dias tão maravilhosos”.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”