A terceira edição da Corrida Soldado do Bope vai reunir cerca de mil corredores no próximo domingo (23/10) em percursos de 6 e 10 quilômetros nas imediações do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro. Os “aspiras” largam no interior do quartel, sobrem até o estande de tiro da corporação, descem em direção ao Parque Guinle, nas Laranjeiras, e voltam ao ponto inicial passando pela comunidade Tavares Bastos.
Ao longo do percurso os inscritos vão encontrar fumaça colorida, gritos de incentivo dos soldados, jatos d’água, entre outras surpresas que os organizadores estão preparando. “Queremos surpreender os que vêm pela primeira vez e também os que já participaram nos dois anos anteriores. Montamos um percurso com desafios para que todos saiam satisfeitos”, comenta Rafael Sodré, responsável pela empresa DE ELITE, organizadora do evento.
De acordo com Sodré, cabo do Bope, a prova tem como objetivo abrir as portas do Batalhão para a comunidade. “Queremos mostrar como se forma um soldado do Bope e que nós somos pessoas comuns. Parte do nosso treinamento será simulado nessa corrida, desde a largada ladeira acima até a formatura dos novos caveiras com o recebimento da medalha de participação”.
E os novatos precisarão dar tudo de si para serem reconhecidos, já que o tempo máximo de conclusão é de 1h30min. “Oferecemos uma estrutura completa com balizamento de percurso, controle de trânsito nos trechos fora do Batalhão, além de hidratação durante a prova e na chegada”, relata Sodré. As inscrições foram abertas em junho e se esgotaram em algumas horas devido à grande procura. “Temos participação de militares de outras corporações, mas a grande maioria que vem é composta por civis, corredores comuns”, completa.
Diferentemente do que acontece em outras provas, na Corrida Soldado do Bope o uso da camiseta oficial não é obrigatório de acordo com o regulamento, mas quase todos os corredores a vestem como se fosse uma farda. “A cada ano mudamos o design e cor. É um item tão desejado, que sempre recebemos mensagens de pessoas que querem comprá-la”. Porém, não está nos planos da De Elite comercializá-la. “É um item especial, só para quem não é fanfarão e não pede para sair”, finaliza Sodré.
A largada para as duas distâncias será às 8h na sede do Batalhão, que fica na Rua Campo Belo, 150, Laranjeiras. Quem quiser torcer pelos amigos e familiares deverá fazê-lo nas áreas públicas, pois só terão acesso à arena os corredores devidamente inscritos, mediante apresentação de documento com foto na portaria.
A retirada de kits será feita entre os dias 21 e 22 de outubro exclusivamente na Loja Decathlon, Freeway Center (Av. das Américas, 2.000 – Barra da Tijuca), das 10h às 20h. Não serão entregues kits no dia da prova.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”