A primeira etapa do GP Extreme 2017 acontece nesse final de semana, em São Carlos (SP), com percurso de 1.000m de natação, 100km de ciclismo e 10km de corrida. A inscrições se encerram hoje (1/3) e podem ser feitas no site da prova.
Campeão Pan-Americano em Guadalajara, no México (2011), e representante do Brasil nas Olimpíadas de Londres-2012, o triatleta Reinaldo Colucci compete pela primeira vez em casa. Ele que treina e mora em São Carlos fará sua estreia na prova, que chega a sétima edição em 2017.
“Eu sempre quis fazer essa prova por ser na minha casa, onde eu treino e também por ser uma distância que eu nunca corri. Devido ao calendário de provas internacionais, eu nunca tinha conseguido conciliar minha agenda e esse ano estou muito empolgado para a minha estreia no GP Extreme”, explica Colucci, que apesar de estar bem familiarizado com o percurso, não acredita que terá vantagem sobre seus concorrentes. “Ter a oportunidade de treinar mais vezes nas subidas me ajuda a poder tirar o meu melhor no dia da competição, mas independente de conhecer ou não o percurso nas distâncias mais longas prevalece sempre o que estiver melhor preparado”
Ele destaca que um ponto importante no desafio:
“Com certeza, o percurso de ciclismo é a parte mais desafiadora. Fazer os 100km dentro do Parque é um pedal “casca grossa” que vai exigir o máximo de todos”.
Assim como Colucci, Santiago Ascenço também marca presença no GP Extreme e aponta o ciclismo como ponto chave da prova.
“O formato do GP Extreme, de certa forma, beneficia o bom ciclista, característica que me favorece. O percurso de São Carlos potencializa isso tudo, pois temos um trajeto extremamente seletivo, onde o “vácuo legal” é inexistente, privilegiando os atletas bem treinados”, afirma o triatleta.
Exímio competidor em provas de longa distância, Santiago está empolgado para competir em São Carlos:
“O GP Extreme abrirá meu calendário de provas no ano. Venho treinando muito bem e será um ótimo teste para as provas que seguem, já que na semana seguinte eu faço o Ironman 70.3 de Buenos Aires”, completa Santiago.
Além de Colucci e Ascenço, estão confirmados no pelotão de elite do GP Extreme os triatletas Caio Ferreira, Henrique Siqueira, Francisco Luiz Viana Neto, Icaro Cavalcanti e Yago Alves.
Se entre os homens a disputa promete ser acirrada, no feminino o nível técnico segue as mesmas proporções. Representante do país nos Jogos Olímpicos de Sidney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008, Mariana Ohata é um dos destaques do evento, assim como Sandra Soldan, que foi aos Jogos de 2000 e 2004. A dupla não terá vida fácil pela frente, uma vez que entre as inscritas para a prova desse final de semana estão nomes como Nayara Luniere e Ariane Monticeli, campeã do Ironman Brasil em 2015.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”