As inscrições para a última etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar terminam nas próximas horas. O evento, que acontece neste sábado (10/12), na Praia de Copacabana, já tem três mil atletas inscritos em competições de natação no mar, corrida na areia, biathlon e stand up paddle. Além das provas para adultos, haverá duas para crianças, que também estão com inscrições abertas e podem ser feitas em reierainhadomar.com.br.
“Essa última etapa em Copacabana sempre atrai um grande número de participantes e é um prazer ver que tantas crianças vão participar das provas kids. Todas as modalidades contam com grande participação, mas a Beach Run, natação no mar e o Beach Biathlon são sempre as mais procuradas. Então quem quiser participar ainda tem chance, mas precisa correr porque as inscrições estão a todo vapor”, afirma Pedro Rego Monteiro, diretor da Effect Sport, agência responsável pela promoção do evento.
Essa etapa terá a novidade do Super Challenge, 10 km de natação no mar, prova criada para homenagear a medalhista olímpica Poliana Okimoto. A procura foi tão grande que a organização abriu vagas extras na mesma distância que a atleta olímpica. A Beach Run Kids recebe crianças de 5 a 13 anos. A prova Natação Kids é para os pequenos acima de 8 anos. Outras competições serão: Beach Biathlon com 1km de natação no mar + 2,5km de corrida na areia. Natação no mar com 1km (Sprint), 2,5km (Classic) e 5km (Challenge). Além da novidade de 2,5km de corrida para iniciantes da modalidade, haverá a tradicional prova de 5km na areia (Beach Run). As provas de Stand UP Paddle reúnem as distâncias de 2, 5 e 10 km de remada no mar.
Em 2016, além das duas etapas cariocas, o evento passou pela Bahia e São Paulo e atraiu mais de 10 mil pessoas até agora. No domingo, dia 11, é a vez do Desafio Elite. A competição por países recebe os principais nomes da maratona aquática brasileira e internacional como o holandês, campeão olímpico no Rio 2016, Ferry Weertman, a medalhista de bronze, Poliana Okimoto, Allan do Carmo, também atleta olímpico, o norte-americano Chip Peterson, atual Rei do Mar, entre outros atletas de Japão, Itália, Argentina e Peru.
Uma das características mais marcantes do Circuito Rei e Rainha do Mar é a integração de atletas amadores com atletas profissionais de alta performance. Os participantes amadores inscritos, vindos de diversos estados brasileiros e até de outros países, podem competir na mesma prova onde nadam atletas de elite acostumados a disputar campeonatos no mundo inteiro. Até o momento o Circuito Rei e Rainha do Mar conta com participantes de seis países, além do Brasil.
O Rei e Rainha do Mar já reúne representantes de 14 estados brasileiros diferentes para a próxima etapa. Ao todo, o circuito fecha o ano com a sua 26ª etapa, durante os oito anos de existência. Desde 2014, o Rei e Rainha do Mar é o único representante da América do Sul na World Open Water Swimming Series (WOWSS), série que reúne as 13 melhores competições de águas abertas do mundo. Em 2015, passou a fazer parte também de outra série reconhecida mundialmente: a Global Swim Series. A chancela da GSS caracteriza o Rei e Rainha do Mar como um evento seguro, divertido e competitivo para nadadores de diferentes níveis e países.
Serviço:
Circuito Rei e Rainha do Mar
Data: 10 de dezembro
Local: Praia de Copacabana
Informações e inscrições: www.reierainhadomar.com.br
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”