Um passeio ciclístico, com a previsão de participação de cinco mil pessoas, está programado para acontecer no dia 25 de setembro, no Aterro do Flamengo. As inscrições estão abertas e são gratuitas, devendo ser feitas no site.
O evento “Um Dia Sem Carro”, inspirado no “Dia Mundial Sem Carro”, que começou na França, na década de 1990 e é comemorado no dia 22 de setembro, tem como objetivo conscientizar e incentivar a população a diminuir o uso de automóvel e, assim, amenizar a poluição, desafogar o trânsito e melhorar o bem-estar da sociedade.
Para garantir a segurança, o passeio contará com 300 pessoas de apoio, mecânicos para realizarem pequenos reparos aos participantes do “Um Dia Sem Carro”. O evento tem apoio da Caloi, que vai sortear 10 bicicletas.
- Siga o Corrida Informa no Instagram
- O Corrida Informa também está no portal do Lance
Para Claudio Santos, organizador do evento e um dos maiores incentivadores do uso de bicicletas, o passeio é uma forma de alertar a população para os perigos do uso constante do carro. “Se todos fizerem a sua parte, vamos conscientizar um número muito maior de pessoas”, afirma.
No Brasil, a adesão das cidades se faz ainda de forma tímida. Cidades como Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói, saíram na frente no trabalho de conscientização da população e a sua mobilização. “Queremos provocar uma reflexão sobre a quantidade de automóveis nas cidades. Muitas pessoas saem de casa de carro, quando poderiam utilizar o transporte público ou a bicicleta”, esclarece.
O passeio terá a duração de aproximadamente cinco horas, com concentração próxima ao Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo. A concentração está marcada para às 13h30m e largada, às 15h. O percurso será entre o MAM, Enseada de Botafogo e Monumento aos Pracinhas. Os inscritos receberão uma sacola, um squeeze e um número de peito, além de receberem um cupom para participar do sorteio de dez bicicletas.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”