A Uphill Marathon Serra dos Órgãos, entre as cidades de Guapimirim e Teresópolis, na Região Serrana do Rio, nos dias 2 e 3 de julho, está com suas inscrições abertas.
Além da Uphill Challenge 21km, os atletas podem se aventurar podem optar pela Uphill Experience, com 8,5 km, e Treino Warm Up, com 5km. As inscrições são limitadas e devem ser feitas no site oficial.
O formato da Uphill Marathon mudou para ser mais inclusiva e passa a ser uma série com a entrada de novas etapas ao longo do ano. Além das provas na Serra dos Órgãos (RJ), em julho, e Serra do Rio do Rastro (SC), em setembro, a X3M confirmou mais duas etapas no Rio de Janeiro: em Friburgo, em outubro, e na capital fluminense, em dezembro.
Uphill Marathon Serra dos Órgãos com as novas distâncias de 8,5km e 5km
O evento traz novidades como um ventilador gigante para impulsionar os atletas na pista inclinada e cuidados no pós-prova como massagem e crioterapia.
Os ninja runners que encararem a meia maratona terão a oportunidade de conhecer ou encontrar novamente paisagens icônicas como o Dedo de Deus, dentre os picos mais famosos da Região Serrana do Rio de Janeiro.
Os corredores do Warm Up 5 km cumprirão um percurso dentro da cidade de Teresópolis. Os optantes pelo Uphill Experience 8,5 km largarão da Curva do Garrafão, nome de famosa cachoeira na cidade de Guapimirim, e finalizarão o trajeto em Teresópolis, correndo por um trecho da BR 116.
Inserida no bioma de Mata Atlântica, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos destinos mais frequentados no Rio de Janeiro por aventureiros em busca de belos mirantes, cachoeiras, trilhas e locais propícios para o esporte. Pedra do Escalavrado, Grotas do Garrafão, Mirante do Soberbo, Cânions do Iconha, Cachoeira dos Frades, Parque Estadual dos Três Picos e Granja Comary são alguns dos pontos mais procurados. A região também é conhecida por ser um polo cervejeiro com diversas marcas artesanais.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”