Brasileiros vencem o Itaipu 70.3 Ironman Brasil Paraguay

O Brasil dominou o pódio do  Itaipu 70.3 Ironman Brasil Paraguay, neste sábado (27/8), na Itaipu Binacional. Bruno JoaquimRosecler Costa venceram a terceira etapa do Circuito Ironman no país. Em um dia de temperatura elevada, ele completou os 1,9km de natação, 90,1km de ciclismo e 21,1km de corrida, percurso todo dentro do complexo, em 4h07m00s, quase cinco minutos à frente do segundo colocado, Marcos Vinicius de Faria. Já a campeã marcou o tempo de 4h41m01s, dois minutos e meio na frente da vice-campeã, Maria Cecília Carvalho.


A terceira edição do Itaipu 70.3 reuniu cerca de 650 atletas de 18 países e distribuiu 40 vagas para o Ironman 70.3 World Championship 2017. A competição, totalmente focada na Faixa Etária, e teve como novidade a largada em ondas.
Apesar do forte calor, os triatletas impuseram um ritmo forte desde o começo, na largada na cidade paraguaia de Hernandarias, conseguindo melhorar bem as marcas em relação à edição do ano passado. Bruno esteve sempre na frente e ganhou com boa vantagem sobre os demais. A segunda colocação ficou com o paulista Marcos Vinicius de Faria, terceiro no ano passado, com 4h11m53s, e a terceira com o gaúcho Thiago Menuci, em 4h14m11s.
“Foi uma prova boa e bastante dura, com pedal travado devido as várias subidas, o mesmo acontecendo na corrida. Fiz uma preparação especial, treinando justamente para isso, pois sábia que a natação não seria complicada por ser na represa. Foi um ano com muitas lesões mas, logo na minha primeira grande competição após o retorno, consegui vencer e isso me deixou bastante contente”, destacou Bruno, de 31 anos, três deles dedicados ao triatlo.
A conquista de Rosecler foi mais difícil, já que outras duas competidoras estavam na briga. Mas a triatleta santista virou o jogo a partir do quilômetro 9 da corrida e garantiu sua primeira vitória no Itaipu 70.3. A vice-campeã foi a paulista Maria Cecília Carvalho, com 4h43m31s, e a terceira foi a mineira Claudia Dumont, com 4h46m57s.
“Prova maravilhosa, com um cenário fantástico e muito difícil. Por isso escolhi ela para treinar para o Mundial Ironman de Kona, em outubro. Exigiu uma baita preparação de cabeça. É você e Deus e adoro disputas assim”, declarou. “Foi um ano confuso, pois não consegui fazer nenhum iron e sou apaixonada por provas longas. Mas faz parte e temos de passar por isso”.
Resultados 2016
Masculino: 1) Bruno Joaquim (BRA), 4h07m00s; 2) Marcos Vinicius de Faria (BRA), 4h11m53s; e 3) Tiago Menuci (BRA), 4h14m11s.
Feminino: 1) Rosecler Costa (BRA), 4h41m01s; 2) Maria Cecília Carvalho (BRA), 4h43m31s; e 3) Claudia Dumont (BRA), 4h46m57s.
Mais informações no site oficial, www.ironmanbrasil.com.br.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."