Doutor Corrida na pista: Cuidado com a hipertemia nos treinos durante o verão

Você sabia que treinar em dias e locais muito quentes pode esquentar seu corpo e dar sintomas? Com o calor que tem feito nos últimos dias, muitos experimentaram sensações desagradáveis durante suas práticas esportivas. Sabemos que a desidratação é um problema comum nesse período, mas em geral não leva à consequências mais sérias. No entanto, uma condição menos conhecida, porém não menos comum, pode afetar muitos praticantes de exercícios no verão. É a HIPERTERMIA.

Ela ocorre quando nosso organismo não dá conta de resfriar a temperatura corporal e começa a esquentar, como uma febre. O quadro é marcado por mal estar, câimbras, náuseas e fadiga extrema durante o treino. Nos casos mais graves, quando o corpo beira os 39°C, podem ocorrer vômitos, confusão mental e até desmaio.

Um dica de prevenção é beber um pouco de água gelada e jogar o restante na cabeça. Quando possível, pegue também umas pedras de gelo e passe na cabeça. Na presença de sintomas, o ideal é interromper o treino e deixar para continuar depois. Em casos extremos, é necessário procurar uma emergência para reidratar e aplicar compressas de gelo nas axilas e virilhas, locais onde passam grandes vasos sanguíneos, assim resfriando o corpo.

Beba bastante líquido e treine com segurança!

Bons treinos e boas corridas!

SÉRGIO MAURÍCIO é ortopedista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Ele também é maratonista e triatleta

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."