Espaço do atleta: relato de Rosalia Camargo Guarischi, campeã dos 70km da APTR de Videiras

Quando olhei o gráfico do percurso da APTR Ultra de Videiras não imaginava que a prova seria tão técnica. Em geral eu sou apaixonada pelas subidas e descidas travadas, mas hoje não sou a atleta completa que em 2014 se jogava ladeira abaixo, e admito que quando me vi com companhia na subida do Morro do Cuca aproveitei a “carona”.

Em provas de trail Run correr com alguém traz muitas vantagens… Principalmente para a orientação. E foi assim, em dupla, que segui em silêncio e com tranquilidade para focar em apenas uma coisa: correr! Passamos por florestas, rios, pulamos inúmeros troncos de árvores… Até que enfim chegou a cidade… 42km! Um posto de controle completo me esperava!! Eu não imaginava como seria gostosa aquela “quentinha ” de carne moída com purê de batata!! Eu sabia que a partir daquele ponto a prova era “tranquila”…

Estrada de terra batida com suaves subidas e descidas. E feliz deixei o Centrinho de Videiras e segui pelas estradas em direção ao próximo posto de controle… Isotônico e Coca Cola… Era tudo o que eu pensava!! Sempre que corro ultramaratonas faço isso… Foco nas etapas… Fragmento a prova toda e vou curtindo a vitória de passar por uma dessas etapas.

Nesses 70km passei por momentos de dúvida, de cansaço, de felicidade… Mas quando cheguei no último posto de controle, quando faltavam aproximadamente 10km para a chegada, eu sentia apenas alívio… E a certeza de que ia cruzar a meta. E foi de mãos dadas com Giovanni e Henrique que passei pelo pórtico de chegada. Feliz com a vitória. Feliz em estar de volta. Mas com a certeza de que o treinamento precisa continuar, de que falta muito trabalho para ser a atleta que eu era… E eu hoje me pergunto… Será que agora que sou mãe isso vai ser possível?”

Rosalia Camargo Guarischi
 

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."