Estudo da Asics revela o impacto de uma semana de inatividade física na saúde mental

Projeto Mind Race, da Asics, acompanhou por três semanas mais de 50 participantes em todo o mundo,  entre eles dois brasileiros. (Divulgação)
Projeto Mind Race, da Asics, acompanhou por três semanas mais de 50 participantes em todo o mundo,  entre eles dois brasileiros. (Divulgação)

O impacto da inatividade física em nosso estado mental é revelado pela primeira vez no projeto Mind Race – um experimento global da Asics e uma extensão do estudo Uplifting Minds iniciado em 2021 – no qual praticantes regulares de atividade física pausaram suas rotinas normais de condicionamento físico por uma semana. Inspirado pela máxima “quando as pessoas não se movem, suas mentes começam a correr”, o estudo acompanhou por três semanas mais de 50 participantes em todo o mundo,  entre eles dois brasileiros, para medir o que acontece no cérebro quando pessoas ativas param de se exercitar por uma semana.

O impacto na saúde mental dos participantes do estudo foi semelhante a uma semana de sono interrompido, com relato de um aumento de 23% nos pensamentos acelerados.

No entanto, como notícia positiva, os resultados provaram que pode levar apenas 15 minutos e 9 segundos de atividade física para que nosso estado mental seja elevado – mesmo após períodos de inatividade.

Mind Race: apenas uma semana de inatividade reduz significativamente nossa saúde mental

O estudo foi conduzido pelo Dr. Brendon Stubbs, da King’s College London, referência global em pesquisas ligadas ao esporte e saúde mental, com mais de 17 anos de experiência e mais de 650 artigos acadêmicos publicados, a maioria deles sobre a ligação entre o exercício e a melhoria do bem-estar mental. Dr. Stubbs monitorou as pontuações do estado mental dos participantes, todos saudáveis, que concordaram em pausar suas rotinas regulares de exercícios por apenas uma semana, como parte do experimento. As pontuações foram obtidas por meio do “State of Mind”, índice desenvolvido pela marca que mostra o impacto da falta de movimento na saúde mental e destaca a necessidade de uma “elevação”, tendo em vista a conexão entre ambos.

Os participantes responderam questionários online enviados pelo Dr. Stubbs, ao final de cada semana do estudo e, aliado aos formulários, também foram orientados a utilizar a plataforma da Asics Mind Uplifter™, após cada sessão de atividade física, e também em dois períodos diferentes da semana em que não poderiam se exercitar, com a intenção de capturar o impacto da falta da atividade no estado emocional.

Os resultados revelados são significativos, com o bem-estar cognitivo e emocional sendo impactados. Quando pessoas ativas pararam de se movimentar, sua confiança caiu 20%; a positividade caiu 16%; os níveis de energia caíram 23%; e a capacidade de lidar com o estresse foi reduzida em 22%.

De fato, após apenas uma semana sem exercício, a pontuação geral do estado mental dos participantes caiu em média 18% – diminuindo de 68 pontos, de um máximo de 100 quando fisicamente ativos, para um mediano 55, ao pararem de se exercitar. Os efeitos dessa inatividade são capturados no filme do experimento Mind Race que acompanhou um grupo de participantes do estudo.

Apenas 15 minutos de atividade podem elevar nossa saúde mental

No entanto, existem boas notícias. Os voluntários foram monitorados quando retornaram à rotina regular de exercícios e todos experimentaram melhorias imediatas em seu estado de espírito – mostrando a rapidez com que os efeitos negativos da inatividade podem ser revertidos. O Dr. Brendon Stubbs também analisou dados de milhares de pessoas que participaram do estudo Uplifting Minds da Asics, desde junho de 2021. O estudo usa tecnologia de ponta para imitar o eletroencefalograma (EEG) e capturar o impacto do exercício no estado de espírito das pessoas. Com base em vários dados de esportes e regiões distintas, apenas 15 minutos e 9 segundos de exercício podem afetar significativa e positivamente nossa saúde mental.

Comentando os resultados, o Dr. Brendon Stubbs disse: “Sabemos que o exercício é bom para nossa saúde mental, mas o impacto do descanso e do reinício do exercício é menos claro. Agora, graças à nova tecnologia e à contribuição de milhares de pessoas, conseguimos identificar quanto exercício é necessário para desencadear um impacto mental positivo. Este estudo da Asics ajuda a quantificar a quantidade de exercício para melhorar a saúde mental e torná-la mais tangível. Tirar um tempo para descansar é muito importante. Este novo estudo mostra que o bem-estar das pessoas se recupera muito rapidamente após um período de descanso, quando as pessoas retomam o exercício regular novamente.”

“A Asics continua inovando, não só no desenvolvimento de produtos e tecnologias de vanguarda, mas também nos territórios de pesquisa científica para entender melhor o comportamento do consumidor final e em especial atletas profissionais e amadores. Estamos na busca contínua de insights para melhorar produtos, serviços e experiências que possam concretizar o nosso propósito de marca de manter uma mente sã no corpo são”, afirma Constanza Novillo, diretora de marketing da Asics para a América Latina.

Para fazer parte do estudo Uplifting Minds da ASICS e checar o impacto do exercício em sua saúde mental, visite https://minduplifter.asics.com/.

Sobre o estudo Uplifting Minds

O estudo Uplifting Minds da Asics tem como objetivo, ao convidar corredores (amadores ou não) de todo o mundo, mensurar o impacto do esporte no humor das pessoas em cidades, nações e do mundo como um todo. Através da pesquisa, a Asics aprofunda a compreensão da relação entre movimento e mente em escala global, sustentando sua crença de que o esporte tem o poder de elevar a saúde mental em todo o mundo.

Yasuhito Hirota, presidente e COO da Asics global, disse: “À medida que todos aceitamos um mundo muito mudado após a pandemia, o poder edificante do esporte é uma constante que perdura. É por isso que nossa única ambição é capacitar o maior número possível de pessoas a experimentar os benefícios físicos e mentais do movimento. Ao participar de qualquer um de nossos diferentes eventos e ações ao longo do ano, você contribuirá para pesquisas vitais que nos ajudam a entender melhor o efeito edificante do esporte. Dessa forma, podemos continuar encontrando novas maneiras de destacar e tornar acessíveis os benefícios para todos em 2022 e além.”

Sobre a Asics 

Kihachiro Onitsuka fundou a Asics em 1949 para realizar seu desejo de cuidar e fortalecer a juventude do Japão através do esporte e assim, contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A Asics defende e acredita na filosofia fundadora de “Anima Sana In Corpore Sano (mente sã em corpo são)”. Este propósito de marca representa o desejo de que pessoas de todo o mundo vivam vidas saudáveis e felizes, tanto no corpo quanto na mente, além da atenção constante em desenvolver esforços que visam preservar um ambiente sustentável.

No campo da sustentabilidade, o uso de materiais reciclados e de baixa emissão de CO², bem como de fontes de energia renovável, ajudam na meta da Asics de reduzir a emissão de CO² para 63% em todas as operações diretas e da cadeia de suprimentos até 2030. Entre as iniciativas ambientais globais com as quais a empresa se comprometeu estão a RE 100, que prevê o uso exclusivo de energia renovável em suas atividades, e o The Fashion Pact, que visa mitigar a mudança climática, restaurar a biodiversidade e proteger os oceanos.

A Asics também está permitindo que atletas em todo o mundo vejam, pela primeira vez, o impacto do movimento em suas próprias mentes. Usando uma combinação de tecnologia de escaneamento facial e coleta de dados de autorrelato, as pessoas serão capazes de capturar o impacto do esporte em 10 métricas emocionais e cognitivas – incluindo confiança, positividade, calma e foco – para ver como diferentes esportes impactam como pensam e sentem. A plataforma, chamada Mind Uplifter™, já está disponível em http://minduplifter.asics.com/

Buscando sempre incentivar o esporte como ferramenta transformadora do corpo e da mente, a Asics oferece tecnologia inteligente para contribuir com a construção de uma sociedade na qual as pessoas estejam mais envolvidas com o esporte, um elemento importante para longevidade, saúde, atravessar as fronteiras nacionais, culturais e unir o mundo. Para mais informações, acesse www.asics.com.br 

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."