Exercício de alta intensidade por pelo menos 150 minutos semanais diminui incidência de câncer

Por Sergio Mauricio, médico ortopedista.

Que exercícios físicos trazem benefícios ao corpo já é sabido há muito tempo. Nesta semana (16/5) foi publicado um artigo no “Journal of American Medical Association” (JAMA) ratificando que a prática de exercícios reduz as chances de desenvolver diversos tipos de câncer. Foram analisados 26 subtipos da doença e avaliadas suas relações com os esportes.

Steven C. Moore e colaboradores da Divisão de Epidemiologia do Câncer e Genética do Centro Médico de Rockville reuniram os resultados de diversos estudos, feitos em diferentes partes do mundo. Indivíduos americanos e europeus foram acompanhados, em média, por 11 anos, com média de idade de 59 anos (19 a 98 anos), totalizando 1,44 milhão de participantes. Desses, 186.932 desenvolveram câncer. Foi identificado que indivíduos saudáveis, que praticavam exercícios de alta intensidade por mais que 150 minutos por semana, eram capazes de reduzir a incidência de 13 tipos de câncer, como:

1. Adenocarcinoma de esôfago: -42%
2. Fígado: -27%
3. Pulmão: -26%
4. Rim: -23%
5. Estomago: -22%
6. Endométrio: -21%
7. Leucemia mieloide: -20%
8. Mieloma: -17%
9. Colon: -16%
10. Cabeça e pescoço: -15%
11. Reto: -13%
12. Bexiga: -13%
13. Mama: -10%

Dentre alguns desses cânceres, houve redução até mesmo para indivíduos com sobrepeso ou com história de tabagismo.
Os benefícios podem vir de qualquer esporte, como caminhada, corrida, ciclismo ou natação. No entanto, ao comparar a quantidade de exercícios, indivíduos que os praticavam em alta intensidade tiveram uma maior redução sobre aqueles que praticavam em intensidade moderada.

Por outro lado, a atividade física se mostrou como fator de risco para o surgimento de câncer de próstata (+5%) e de Melanoma (+27%), câncer de pele agressivo, relacionado à maior exposição ao sol.
fonte: http://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=2521826.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."