Fernando Toldi e Fernanda Garcia vencem etapa do Troféu Brasil de Triathlon

A primeira etapa da 26ª edição do Troféu Brasil de Triathlon, ontem, em Santos (SP), teve como campeões o paulistano Fernando Toldi e a santista Fernanda Garcia, após completarem o percurso de 1,5k de natação, 40k de ciclismo e 10k de corrida, na distância olímpica.

Fernando Toldi e Fernanda Garcia, campeões da primeira etapa do Troféu Brasil de Triathlon. Foto de João Pires/Divulgação/SantosPress

Na categoria Profissional Masculino, o bicampeão Marcus Fernandes (2014 e 2015) liderou boa parte da disputa, até ser surpreendido no sprint final por Fernando Toldi que cruzou a linha de chegada em primeiro.
– É muito bom começar o ano com uma vitória – disse Toldi, que completou a prova no tempo de 2h00m49s,sabendo que não será fácil se manter na liderança. – O Marquinhos é um grande atleta e sei que é muito difícil ganhar dele. Tem que estar num dia excepcional e, hoje (ontem), foi esse dia. Estou muito animado e confiante.
Para o vice-campeão Marcus Fernandes, o objetivo é conquistar mais um título ao final do ano.
– Eu estava bem e queria sair com uma vitória, mas não deu. Vou me programar para fazer todas as etapas em busca do tricampeonato. Vamos ver, ainda tem bastante tempo para isso – disse Fernandes, que fechou a prova em 2h01m18s.
No Profissional Feminino, a vitória foi comemorada por Fernanda Garcia que puxou a dianteira desde o início, terminando a prova com o tempo de 2h22m48s.
– É o meu primeiro título em Santos, pois já havia vencido uma etapa em 2011, mas em São Paulo. Com isso, ganhar em casa é especial, pois recebi apoio da minha família e amigos que gritavam meu nome, o que dá um incentivo a mais – festejou a atleta, que começou na modalidade aos 12 anos de idade, e, no Troféu Brasil de Triathlon  acumula vários vice-campeonatos. – Pretendo fazer todas as etapas, pois já bati na trave por alguns anos e meu sonho é ganhar o Troféu Brasil.
Na segunda colocação, com o tempo de 02h27m57s, Rosecler Costa, campeã do Ironman Brasil, em Fortaleza, ano passado, aproveitou a etapa para treinar.
– Eu não sou especialista nessa distância, até porque a minha idade já não permite mais velocidade. Mas competir em casa é maravilhoso, e eu optei esse ano correr na categoria profissional para imprimir um ritmo melhor visando as provas mais longas, a minha especialidade.
O Troféu Brasil de Triathlon terá seis etapas em 2016. A segunda acontece no dia 15 de maio, na Cidade Universitária de São Paulo (USP). Todas as outras quatro etapas serão em Santos, nos dias 26 de junho, 18 de setembro, 16 de outubro e 11 de dezembro.
Resultados da primeira etapa do 26º Troféu Brasil de Triathlon
Profissional – Masculino
1 – Fernando Toldi – 2h0m49s
2 – Marcus Fernandes – 2h01m18s
3 – José Belarmino de Souza Filho – 2h03m09s
4 – Felippe Marmo Gomes Santos – 2h04m59s
5 – Caio Inacio Dib Machado – 2h17m53s
Profissional – Feminino
1 – Fernanda Garcia – 2h22m48s
2 – Rosecler Costa – 2h27m57s.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."