Iazaldir Feitoza e Rosália Camargo vencem os 50km do XTerra Brazil em Mangaratiba

Iazaldir Feitoza comemora sua décima vitória no XTerra. Foto de divulgação

Dois dos principais corredores de trai run do Brasil confirmaram o favoritismo e venceram a prova de 50km da etapa de Mangaratiba, no Rio de Janeiro, do XTerra Brazil, no último sábado (9/7). Com 3h55m52s, Iazaldir Feitoza foi o campeão no masculino, enquanto Rosália Camargo, com 5h03m19s, foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada.
Esta foi a décima conquista de Iazaldir em competições do circuito XTerra com seu melhor tempo na distância. “Sem palavras para descrever o que estou sentindo, hoje (sábado) conquistei meu décimo título do circuito XTerra e o mais incrível é que consegui fazer meu melhor tempo em uma prova de 50k. Muito feliz com 3h55m542s, o melhor tempo para uma prova de 50k do XTerra”, afirma o decacampeão.
A conquista em Mangaratiba encheu ainda mais Iazaldir de confiança para CCC, uma das cinco provas que  integram a tradicional Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB), em agosto, nos alpes franceses, suíços e italianos. Com largada em Courmayeur, passando por Champex e chegando em Chamonix , a CCC tem um percurso de 100km. As outras provas são a UMTB, com 168 quilômetros, a Sur Les Traces Des Ducs de Savoie (TDS), com 119 quilômetros, a La Petit Trotte à Léon (PTL), com 300 quilômetros, e a Orsieres-Champex-Chamonix (OCC), com 53 quilômetros.”Agora preciso continuar trabalhando para conseguir chegar nas condições ideais para a próxima batalha nas montanhas francesas em agosto”, diz Iazaldir, único brasileiro inscrito no CCC.
Rosália Camargo vence os 5okm do XTerra Brazil em Mangaratiba. Foto de divulgação
Após ficar afastada das provas para se dedicar à maternidade, Rosália vem fazendo bonito nas trilhas. “Eu queria chegar logo pra contar pra Maria (que fez 1 ano na sexta-feira) tudo que passei nessas cinco horas de prova. O vendaval de areia, os rios que atravessei, a vaca que me perseguiu… Todas as coisas que correr em trilhas me proporciona. Tudo isso que me deixa tão feliz. Tomara que ela ache na vida dela algo simples assim que a deixe feliz.
Hoje eu ganhei, mas isso não é o mais importante. O importante é a gente fazer o que gosta… E eu amo estar aqui no Xterra Costa Verde!!”, disse a campeã.
Largada de uma das provas do XTerra Mangaratiba. Foto de divulgação
Além dos 50km, o XTerra Mangaratiba teve o Night Short Triathlon, inédito em edições do festival, vencido por Felipe Moletta e Sabrina Gobbo; o Night SUP, primeira competição noturna de Stand Up Paddle do mundo, com Gui dos Reis e Lena Ribeiro sendo os melhores; o Half Trail Run, de 21km, vencido Welerson do Nascimento e Geisla dos Santos; o Short Trail Run, de 9km, com as vitórias de Rildo Ribeiro e Solange Mariano; o Swim Challange, de 2km, com Beatriz Puciarelli e Artur Pedroza sendo campeões. No domingo (10), aconteceu o XTerra Kids, para crianças entre 1 a 13 anos. Outros resultados no site da prova: http://www.xterrabrasil.com.br/tour-2016/resultados-costa-verde/

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."