Iron Runner: Homenagem aos bombeiros de Brumadinho

Corredora passa pela obra Beam drop, do americano Chris Burden, durante a Iron Runner, em Inhotim
Corredora passa pela obra Beam drop, do americano Chris Burden, durante a Iron Runner, em Inhotim

A quarta edição da Iron Runner Brasil, com largada e chegada pelas trilhas do Instituto Inhotim, no último sábado (6/7), com distâncias de 7km, 14km e 21km, foi especial. Além dos cerca de mil corredores, ela contou com a participação de 118 bombeiros que atuaram no resgate das vítimas tragédia do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, no dia 25 fevereiro de 2019, que causou a morte de 245 pessoas. 

Após a prova, a primeira depois deste desastre ambiental, que também deixou 25 mil desabrigados na região, os bombeiros receberam uma homenagem da organização da prova. 

– Foi uma satisfação ter participado de uma fase crítica das buscas e agora estar nesta ação social em prol de Brumadinho – disse o bombeiro Marcos Vinícius de Lima.

Bombeiros que trabalharam na tragédia de Brumadinho foram homenageados na Iron Runner, em Inhotim (Divulgação)
Bombeiros que trabalharam na tragédia de Brumadinho foram homenageados na Iron Runner, em Inhotim (Divulgação)

Incentivo para a retomada do turismo

A principal mensagem da Iron Runner Brasil este ano foi mostrar que o Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo, localizado em Brumadinho (MG), não foi afetado pela tragédia e é um local seguro. Como o turismo é a principal atividade econômica da cidade, a prova teve o apoio da Associação de Turismo de Brumadinho. Em maio, a entidade lançou a campanha “Abrace Brumadinho”, com o objetivo de fazer com fluxo de turistas volte aos patamares de antes do desastre ambiental.

O prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo, ressaltou a importância da realização de competições como o Iron Runner para aquecer a economia local: 

– É uma maneira de dizer que Brumadinho está viva e precisa do fomento do turismo. Queremos que todos aqueles que apreciam a cultura, o lazer e o esporte continuem visitando Brumadinho. 

Ernani de Souza vence os 21km da Iron Runner

O pódio dos 21km foi todo mineiro. A vitória foi de Ernani de Souza, com 1h32m31s. Em segundo lugar ficou Fagner de Pádua Pereira, com 1h34m54s, e, em terceiro, Altair Rosa da Silva, com 1h36m35s. No feminino, a campeã foi a mineira Maria Aparecida Da Cunha, com 1h46m13s, seguida por Patrícia dos Santos, com 1h53m50s, e por Dayse Meira Montenegro, com 2h11m22s.

– É uma competição que gosto bastante de disputar. O início foi muito pesado, com a forte subida, mas ocorreu tudo como planejei. Ser bicampeão aqui dentro de Inhotim foi relevante demais, em função da tragédia que se abateu sobre Brumadinho. Queria fazer parte desse momento com os outros atletas da cidade – afirmou o campeão.

Nos 14km, a vitória foi de Pedro de Paula Esteves, com 52m16s. Em segundo lugar ficou Cristiano Alves Oliveira Quadros, com 54m13s, e, em terceiro, Andre Luis Correa, com 57m08s. No feminino, o primeiro lugar ficou para Jozeli Janis de Castro, com 1h02m09s, seguida por Elizabeth Aparecida, com 1h08m07s. Ana Paula de Oliveira ficou em terceiro lugar, com 1h09m39s.

Nos 7km, Jack Robinson Reis Barros foi o campeão, com 30m56s. Em segundo lugar ficou Celso de Castro Gabriel, com 31m59s, e, em terceiro, José Geraldo Campos Silva, com 32m02s. A vitória feminina foi de Lidiane Aparecida Coelho, com 38m11s, seguida por Rubia Fernanda Gonçalves, com 38m57s, e Ana Elisa Natali Pinheiro, com 40m47s. 

Muito além das obras de arte do Parque de Inhotim, por Rodrigo March

A Iron Runner do ano que vem já tem data marcada: será em dia 4 de julho.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."