Lendas do triathlon disputam Ironman Brasil

Oscar Galindez é uma das lendas do triathlon no Iromman Brasil deste ano
Oscar Galindez é uma das lendas do triathlon no Iromman Brasil deste ano

Duas lendas do triathlon participarão do Ironman Brasil, neste domingo (26/5), em Florianópolis. O argentino Oscar Galindez e o americano Ken Glah estarão alinhados na largada na praia em Jurerê Internacional, às 7h. Entretanto, eles competirão na categoria Faixa Etária, pois buscam uma vaga para final do Mundial Ironman, em Kona, no Havaí.

Argentino radicado no Brasil, Oscar Galindez, de 47 anos, dominou o triathlon brasileiro durante uma década. Ele foi campeão mundial de duathlon, duas vezes bronze nos Jogos Pan-Americanos (1995 e 2003). Tricampeão no Ironman Brasil (2003/2006/2007), ele quer garantir vaga em Kona por causa familiar. Oscar quer largar ao lado do filho Thomaz, já classificado para a prova no Havaí.

Já Ken Glah, de 54 anos, é membro do Hall da Fama nos Estados Unidos. Com 33 participações em Kona, sendo dez delas top ten, ele estará competindo mais uma vez no Brasil. Aqui, venceu três de suas seis provas do Ironman. Além disso, é um dos responsáveis pelo fortalecimento da disputa na capital catarinense.

Participação de 1.500 triatletas

Com isso, o Ironan Brasil 2019, neste domingo, ficou ainda mais interessante com essas lendas do triathlon. Pois terá grandes nomes na Elite e na Faixa Etária, com competidores da nova geração e outros já consagrados.

Segundo a organização, cerca de 1.500 triatletas profissionais e  amadores  de 38 países participarão da prova. A Elite terá 30 competidores, sendo 25 no masculino e cinco no feminino. 

A prova terá 3,8km de natação, 180.2km de ciclismo e 42.2km de corrida. A largada será às 6h45m para a Elite masculino, largando a Elite feminino às 6h50m e a Faixa Etária, por ondas, a partir das 7h, com tempo limite de conclusão de 17 horas. 

No ano passado, a vitória foi do sueco Jesper Svensson, com o tempo de 8h08m06s. Já entre as mulheres, o alto do pódio ficou com a canadense Kirsty Jahn, que fechou a prova em 8h54m57s.

Como foi o Ironman Brasil 2018

Mais informações no site oficial: www.ironmanbrasil.com.br

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."