A pandemia da Covid-19 é responsável por mais um cancelamento entre os grandes eventos do mundo das corridas de rua. Os organizadores da Maratona de Chicago anunciaram nesta segunda-feira (13) que não realizarão a edição deste ano, que aconteceria no dia 11 de outubro, com a expectativa de 45 mil participantes.
Para os maratonistas que já tinham garantido sua vaga na prova deste ano, a organização oferece a opção de receber o reembolso da inscrição ou adiar sua participação para 2021, 2022 ou 2023, sem necessidade de pagar a a taxa de inscrição.
Segundo cancelamento da Maratona de Chicago
Criada em 1977, este é o segundo cancelamento da Maratona de Chicago em seus 43 anos de existência. Em 1987, por falta de patrocínio, os organizadores trocaram os 42km por uma prova de 21km.
- Wilson Kipsang é suspenso por enganar doping
- Maratona de São Paulo é cancelada
- Leia o Corrida Informa também no portal do Lance
No ano passado, a queniana Brigid Kosgei bateu o recorde mundial feminino da maratona em Chicago, com 2h14m04s, superando a marca da da britânica Paula Radcliffe, de 2h15m25s, obtida na Maratona de Londres de 2003. No masculino, a vitória de 2019 foi emocionante, com o também queniano Lawrence Cherono, com 2h05m45s, sendo um segundo mais rápido que o etíope Debela Dejene.
A Maratona de Chicago é quarta prova entre as seis maiores do mundo que formam a World Marathon Majors (WMM) que foi cancelada por causa da Covid-19. Boston, Berlim e Nova York já tinham anunciado que não realizariam suas corridas este ano. A Maratona de Tóquio aconteceu no dia 1º de março somente com atletas de elite, pois valia como seletiva olímpica para os japoneses. Do grupo da WMM, apenas a Maratona de Londres, que seria em 26 de abril, mantem-se programada para 4 de outubro.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”