Programada para acontecer nos dias 13 e 14 de junho, a Maratona do Rio 2020, por causa da pandemia da Civid-19, teve que ser remarcada para 11 e 12 de outubro. Mas a incerteza, insegurança e instabilidade da doença obrigou o cancelamento de um das principais provas de 42km do país e também das distâncias de 21km, 10km e 5km.
Segundo a nota divulgada neste segunda-feira (20) pela Spiridon Eventos e a Dream Factory, organizadoras da Maratona do Rio, “em março deste ano, adiamos a Maratona do Rio na expectativa de realizá-la em outubro com a segurança necessária para todos os atletas. De lá pra cá, analisamos cuidadosamente a evolução da pandemia e as diretrizes das autoridades de saúde, não medindo esforços para manter nossa prova em seu formato de sucesso. Porém, o cenário atual não nos proporciona as garantias essenciais para tal. Neste contexto, a Maratona do Rio não poderia deixar de priorizar os aspectos fundamentais da nossa atividade e zelar por você, corredor. Por isso, decidimos realizar a edição 2020 em um novo formato, que preserva nossa integridade física e nos permite fazer o que mais amamos: correr.”
Maratona do Rio faz parceira com plataforma virtual de corrida
O novo formato será uma prova virtual em parceria com a plataforma Running Heroes. Também foi divulgado que cada quilômetro corrido pelos participantes, que poderão usar a hastag #CorremosJuntos, será revertido em um valor para ser doado para o desenvolvimento e produção de tratamento do novo coronavírus. Mais detalhes serão anunciados pela organização no dia 10 de agosto.
Outros pontos divulgados são:
– Desafios virtuais ao longo do ano;
– A corrida virtual vai vale produtos e descontos em parceiros;
– Descontos em experiências, produtos e serviços exclusivos para membros do Clube Maratona;
– Master classes e programas de treinamento; e
– Kit enviado para a casa dos participantes.
Para aqueles que já tinham garantido uma vaga na edição deste ano, a inscrição vale para a prova virtual. Mas para aqueles que não quiserem participar da versão digital, a organização vai oferecer a remarcação para 2021, 2022 ou 2023.
- Meia Maratona Internacional do Rio 2020 é cancelada
- Covid-19 também cancela a Maratona de Chicago
- Leia o Corrida Informa também no Portal do Lance
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”