A Maratona do Rio, que este ano chega a sua 20ª edição, está com uma nova marca esportiva como patrocinadora: a adidas. Com a sua chegada, a prova terá uma nova camisa e modelos oficiais de tênis.
Com a expectativa de receber 40 mil pessoas, a Maratona do Rio 2022 será realizada entre os dias 16 e 19 de junho, durante o feriado de Corpus Christi. A Expo, como no ano passado, vai acontecer entre quinta-feira (16) e sábado (18) na Marina da Gloria. A programação das provas começa com a meia maratona no sábado e as outras três, 5km, 10km e 42km, no domingo (19).
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Maratona do Rio. Os valores para a maratona, meia maratona, Desafio Cidade Maravilhosa (21km + 42km), 10km e 5km variam entre R$ 110 e R$ 880.
- Siga o Corrida Informa no Instagram
- O Corrida Informa também está no portal do Lance
Enquanto os tênis oficiais da Maratona do Rio não são lançados, os corredores poderão ter acesso as versões exclusivas dos modelos Boston 10 e Ultraboost 22. “Para estar presente no Rio de Janeiro, uma cidade naturalmente apaixonada pelo esporte, sabemos que também é preciso trazer produtos inovadores e que estão alinhados às necessidades do público”, afirma Pedro Portescheller, gerente sênior de marketing da adidas. “Teremos dois modelos que podem agradar tanto ao corredor mais experiente, como o Boston 10, quanto o corredor iniciante, com o Ultraboost 22”.
Uma das ações entre a Maratona do Rio e a adidas é a nova edição da “Maratona com Arte”, projeto cultural que visa, a partir do audiovisual e esculturas, criar uma exposição urbana em diversos pontos da cidade. Um treinão será realizado para que os participantes conheçam essas instalações.
Maratona do Rio terá largada e chegada no Aterro do Flamengo
Os percursos das quatro distâncias desta edição repetem os do ano passado. A largada da maratona será no Aterro do Flamengo, com os corredores indo em direção ao Centro, voltando depois ao Aterro e seguindo até o Leblon, onde retornarão ao Aterro para encerrar os 42km em frente a Marina da Glória.
Já a meia maratona vai largar no Leblon e ir até o Centro, onde os corredores darão uma volta para retornar ao Aterro e finalizar os 21km.
Os 5km e os 10km serão disputados totalmente no Aterro do Flamengo.
“Desde que assumimos a Maratona do Rio, em 2003, sabíamos da sinergia do evento com a cidade. O Rio é convidativo para a prática de atividade física ao ar livre e nós soubemos aproveitar o potencial da cidade para a corrida de rua. Com o passar dos anos, fomos aprimorando o evento e trazendo novas experiências para nossos corredores”, conta João Traven, diretor da Spiridon, que, ao lado da Dream Factory, organizam o evento. “Diversificar as provas foi um passo importante para democratizar o evento. Cada atleta carrega uma história de superação. Isso torna o clima do evento indescritível”.
Expo será na Marina da Glória
Este ano, o espaço da Arena Maratona, na Marina da Glória, volta a receber apresentações de shows, área de recovery, praça de alimentação, área vip, entre outras atrações, além das ativações das marcas parceiras. O evento gera um grande impacto positivo na economia, gerando centenas de empregos e atraindo turistas para a cidade. Em média, 2.500 pessoas trabalham nele, o que reforça a importância também para o mercado de eventos, com grande estrutura, 78km de pista percorridos e 37mil m² ocupados na Marina da Glória para receber os corredores antes e depois das provas. Ano passado, o evento contribuiu para o aumento da ocupação da rede hoteleira, que bateu a taxa de 95% na Zona Sul da cidade, segundo dados da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH).
“Transformamos a Maratona do Rio em um festival que começa muito antes da largada, que vai muito além do evento de 4 dias. Dialogamos com os atletas que se preparam há meses, compartilhamos informações e conteúdo especializado, entre muitas outras iniciativas. Com ativações de diversas marcas, a Maratona do Rio é um atrativo turístico para a cidade. Reunimos atletas profissionais e amadores de diferentes lugares, competidores apaixonados pelo evento que fazemos e isso é extremamente gratificante”, diz Fernanda Cozac, diretora de marketing da Dream Factory. (Iúri Totti)
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”