Maratona do Rio tem nova marca esportiva

Nova camisa da Maratona do Rio, que marca a estreia da adidas como patrocinadora do evento. (Divulgação)
Nova camisa da Maratona do Rio, que marca a estreia da adidas como patrocinadora do evento. (Divulgação)

A Maratona do Rio, que este ano chega a sua 20ª edição, está com uma nova marca esportiva como patrocinadora: a adidas. Com a sua chegada, a prova terá uma nova camisa e modelos oficiais de tênis.

Com a expectativa de receber 40 mil pessoas, a Maratona do Rio 2022 será realizada entre os dias 16 e 19 de junho, durante o feriado de Corpus Christi. A Expo, como no ano passado, vai acontecer entre quinta-feira (16) e sábado (18) na Marina da Gloria. A programação das provas começa com a meia maratona no sábado e as outras três, 5km, 10km e 42km, no domingo (19).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site da Maratona do Rio. Os valores para a maratona, meia maratona, Desafio Cidade Maravilhosa (21km + 42km), 10km e 5km variam entre R$ 110 e R$ 880.

Enquanto os tênis oficiais da Maratona do Rio não são lançados, os corredores poderão ter acesso as versões exclusivas dos modelos Boston 10 e Ultraboost 22. “Para estar presente no Rio de Janeiro, uma cidade naturalmente apaixonada pelo esporte, sabemos que também é preciso trazer produtos inovadores e que estão alinhados às necessidades do público”, afirma Pedro Portescheller, gerente sênior de marketing da adidas. “Teremos dois modelos que podem agradar tanto ao corredor mais experiente, como o Boston 10, quanto o corredor iniciante, com o Ultraboost 22”.

Uma das ações entre a Maratona do Rio e a adidas é a nova edição da “Maratona com Arte”, projeto cultural que visa, a partir do audiovisual e esculturas, criar uma exposição urbana em diversos pontos da cidade. Um treinão será realizado para que os participantes conheçam essas instalações.

Maratona do Rio terá largada e chegada no Aterro do Flamengo

Os percursos das quatro distâncias desta edição repetem os do ano passado. A largada da maratona será no Aterro do Flamengo, com os corredores indo em direção ao Centro, voltando depois ao Aterro e seguindo até o Leblon, onde retornarão ao Aterro para encerrar os 42km em frente a Marina da Glória.

Já a meia maratona vai largar no Leblon e ir até o Centro, onde os corredores darão uma volta para retornar ao Aterro e finalizar os 21km.

Os 5km e os 10km serão disputados totalmente no Aterro do Flamengo.

“Desde que assumimos a Maratona do Rio, em 2003, sabíamos da sinergia do evento com a cidade. O Rio é convidativo para a prática de atividade física ao ar livre e nós soubemos aproveitar o potencial da cidade para a corrida de rua. Com o passar dos anos, fomos aprimorando o evento e trazendo novas experiências para nossos corredores”, conta João Traven, diretor da Spiridon, que, ao lado da Dream Factory, organizam o evento. “Diversificar as provas foi um passo importante para democratizar o evento. Cada atleta carrega uma história de superação. Isso torna o clima do evento indescritível”. 

Expo será na Marina da Glória

Este ano, o espaço da Arena Maratona, na Marina da Glória, volta a receber apresentações de shows, área de recovery, praça de alimentação, área vip, entre outras atrações, além das ativações das marcas parceiras. O evento gera um grande impacto positivo na economia, gerando centenas de empregos e atraindo turistas para a cidade. Em média, 2.500 pessoas trabalham nele, o que reforça a importância também para o mercado de eventos, com grande estrutura, 78km de pista percorridos e 37mil m² ocupados na Marina da Glória para receber os corredores antes e depois das provas.  Ano passado, o evento contribuiu para o aumento da ocupação da rede hoteleira, que bateu a taxa de 95% na Zona Sul da cidade, segundo dados da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH).

“Transformamos a Maratona do Rio em um festival que começa muito antes da largada, que vai muito além do evento de 4 dias. Dialogamos com os atletas que se preparam há meses, compartilhamos informações e conteúdo especializado, entre muitas outras iniciativas. Com ativações de diversas marcas, a Maratona do Rio é um atrativo turístico para a cidade. Reunimos atletas profissionais e amadores de diferentes lugares, competidores apaixonados pelo evento que fazemos e isso é extremamente gratificante”, diz Fernanda Cozac, diretora de marketing da Dream Factory. (Iúri Totti)

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1216 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."