Maratona em menos de 2 horas: agora sabemos que é possível, por Thiago Arantes

O jornalista Thiago Arantes, do Blog 2 pontos, do Lance.com, escreveu um texto interessante sobre o projeto Breaking2, que compartilho com vocês…

Alguns dirão que foi artificial. Outros, que tudo não passou de uma peça publicitária disfarçada. Talvez tenham razão. Mas, neste caso – como em tantos outros –, ter razão importa pouco. O relógio dirá nos próximos anos, décadas e séculos que, neste 5 de maio de 2017, Eliud Kipchoge correu 42.195 metros em 2h00min25s.

A distância é a de uma maratona, o queniano é campeão olímpico da prova, mas a marca não valeu o recorde mundial. A explicação é simples: o desempenho mágico do africano fazia parte de um projeto da Nike para correr a distância em menos de 2 horas, talvez a mais fascinante barreira do atletismo.
Por isso, tudo foi feito para ajudar Kipchoge e outros dois atletas de elite (Zersenay Tadese e Lelisa Desisa) durante o desafio. Desde o local escolhido (um trecho plano do circuito de Monza, na Itália), passando pelo horário (largada às 5h45), até a presença de coelhos, corredores de 5000 e 10000m que ditavam o ritmo e quebravam a resistência do ar durante todo o percurso. Além da polêmica composição do tênis usado por ele, ainda não aprovada pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf).
Mas, nessa história toda, o que menos importa é se a marca foi ou não homologada como recorde mundial. E também importa pouco o fato de o objetivo do evento – batizado de Breaking2 – não ter sido alcançado. Ler que o queniano “fracassou” diz muito sobre a visão de mundo de algumas pessoas e pouco sobre o que ele fez.
O feito de Kipchoge neste sábado é um dos mais importantes do esporte nos últimos tempos por outros motivos. Ele mexe com o imaginário de todos os corredores (de elite ou não) e fãs de todo o mundo. Mexe, também, com as estratégias das principais marcas – a Adidas planeja um contragolpe em breve.
Por isso, mesmo sem recorde mundial e com o argumento contrário de que tinha tudo a seu favor, o que se viu hoje é uma vitória. Uma conquista para o ser humano como espécie. Uma mensagem de que, sim, é possível correr uma maratona em menos de duas horas. A questão agora é apenas saber quando. E a torcida é para que seja o quanto antes.”
Thiago Arantes

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."

2 Comentários

  1. Foi muito bom assistir , mexeu com o mundo da corrida e acredito pela aparência do Eliud que ele não marcou menos das 2 horas para manter a mística. O recorde deverá ser quebrado aos poucos pois pelo que sei exitem prêmios extras para quebra de recorde em várias maratonas.

  2. Foi muito bom assistir , mexeu com o mundo da corrida e acredito pela aparência do Eliud que ele não marcou menos das 2 horas para manter a mística. O recorde deverá ser quebrado aos poucos pois pelo que sei exitem prêmios extras para quebra de recorde em várias maratonas.

Comentários não permitidos.