Mundial de Meia Maratona na China é cancelado

Mundial de Meia Maratona na China é cancelado pela World Athletics. (WA/Divulgação)
Mundial de Meia Maratona na China é cancelado pela World Athletics. (WA/Divulgação)

O Conselho Mundial de Atletismo da World Athletics (WA) decidiu, na última terça-feira (5), após extensas discussões com o comitê organizador local e a Associação Chinesa de Atletismo, cancelar o Campeonato Mundial de Meia Maratona, que seria disputado em Yangzhou, na China, em 22 de novembro de 2022. O motivo foi a pandemia da Covid-19.

O Conselho também decidiu realizar em Yangzhou, em março de 2027, o Campeonato Mundial de Corrida de Estrada de Atletismo, que vai fazer sua estreia no calendário da WA, em Riga, Letônia, de 30 de setembro a 1º de outubro de 2023.

Público vai participar de provas do Mundial de Meia Maratona

A criação do Campeonato Mundial de Atletismo de Estrada, incorporando os campeonatos mundiais de Meia Maratona, foi aprovada pelo Conselho em dezembro de 2020. A competição terá corrida de elite de 5km e 21km, com a participação de do público em geral. Além vai acontecer um festival de uma semana de eventos de apoio, incluindo uma conferência global de corrida, exposições e clínicas de saúde e fitness.

O presidente do Mundial de Atletismo, Sebastian Coe, agradeceu aos organizadores chineses o trabalho na preparação para sediar o Campeonato Mundial de Meia Maratona.

“Infelizmente, os campeonatos não podem ser realizados este ano, sem culpa do LOC, mas nossos atletas terão a oportunidade de competir em Riga no próximo ano”, disse Coe. “A decisão do Conselho de conceder outro evento a Yangzhou em 2027 indica sua fé no comitê organizador e vontade de retornar e realizar um evento de corrida da World Athletics Series na primeira oportunidade disponível.” (Iúri Totti)

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."