Não deixe de se hidratar bem no verão. Além da água, beber água de coco, isotônico e até cerveja, mas com moderação, também é recomendado

O maçarico está acesso e manter o bom funcionamento do organismo nos dias de calor intenso e excessivo deste verão é vital. Por isso, para evitar danos à saúde, existem cuidados adequados que devem ser tomados e é nessa hora que a hidratação aparece em primeiro lugar. A água compõe grande parte do nosso corpo (aproximadamente 60% nos homens e 50 a 55% nas mulheres) e o desajuste entre a perda de água e sua reposição pode levar a quadros de desidratação, que causam sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga.
Já é um consenso a recomendação da ingestão de 2 litros de água por dia, entretanto, esta quantidade varia de acordo com as características de cada indivíduo, além de condições climáticas, prática de atividade física, entre outros. Para alcançar a quantidade ideal e repor os líquidos perdidos pelo nosso corpo ao longo do dia, é importante criar o hábito de ingerir líquidos mesmo quando não se está com sede. Ter sempre uma garrafinha de água por perto pode ser uma boa estratégia para aqueles que ainda não estão acostumados.

Além de água pura, outros alimentos e bebidas também podem contribuir com a hidratação, beneficiando assim a saúde de maneira geral. Algumas dicas:
Água de coco: Além de refrescante e facilmente encontrada por todo o país, tanto em sua forma natural como industrializada, a água de coco contém poucas calorias e é rica em vitaminas e minerais, que ajudam na reposição de eletrólitos, perdidos com o suor por exemplo.

Isotônicos: Quem pratica atividades físicas deve redobrar os cuidados com a hidratação. Além da água, a dica é o consumo de isotônicos, que são compostos de água, sais minerais e carboidratos, ricos em cálcio, fósforo, sódio e potássio. A bebida fornece a rápida recuperação de nutrientes perdidos durante os exercícios e dificulta o avanço do processo de exaustão. Sabores como laranja, uva, tangerina, lichia, limão, frutas vermelhas e maracujá, deixam o sabor da bebida mais refrescante e deliciosa.

Frutas ricas em água: Podem ser ótimas aliadas da hidratação e ainda contribuem para uma alimentação mais equilibrada e rica em nutrientes. O teor de fibras das frutas, assim como de verduras e legumes merece destaque e beneficia a saúde sob diversos aspectos, como saúde intestinal, sensação de saciedade prolongada, controle da glicemia e do colesterol. Alguns exemplos: abacaxi, melancia, melão, laranja, pera, uva, morango, entre outras.

Sucos de frutas ou polpas congeladas (sem açúcar): Podem ser uma alternativa mais prática e rápida para a ingestão de frutas. Misturar alguns tipos de frutas diferentes e substituir a água por água de coco são alternativas simples e que ajudam a variar ainda mais a alimentação.
Águas aromatizadas: Ótima dica para aqueles que rejeitam a água pura. Gotas de limão, folhas de hortelã e frutas picadas acrescentam sabor à água de maneira suave e refrescante, além de contribuir para o visual da bebida, que se torna ainda mais atraente.

Chás: Quentes ou gelados é possível usar a criatividade e criar diferentes combinações com ervas e especiarias de sua preferência.

Cerveja: Constituída por aproximadamente 95% de água, a cerveja é uma das bebidas mais consumidas e apreciadas pelos brasileiros e desde que consumida de forma moderada (1 a 2 latinhas de 350ml/dia) também pode ser uma aliada da hidratação. Isso porque seu baixo teor alcoólico (entre 3 e 8%) não é suficiente para comprometer seu efeito
Então, não se esqueça, em dias quentes e/ou durante a prática de atividades físicas, a atenção com a hidratação merece atenção redobrada, já que nestas condições a perda hídrica é ainda maior e representa papel fundamental no rendimento físico e mental. Portanto, combine a água com as sugestões de alimentos e bebidas citados e mantenha sua hidratação em dia.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."