Palavra de especialistas: A importância da prevenção nas lesões do corredor, por Alan Marques e Gabriel Zeituone

A prática da corrida ganhou enorme espaço entre os praticantes de atividades físicas nos últimos anos, com a maioria almejando um ganho de desempenho e rendimento em um espaço de tempo cada vez menor. Porém, o número de lesões resultantes de uma preparação inadequada também é grande. Estima-se que cerca de 50% dos corredores sofram lesões a cada ano, gerando altos custos de reabilitação, além de ter que ficar afastados da prática esportiva. Todas essas estatísticas têm demandado estudos de identificação dos fatores de risco para tentar gerar estratégias para prevenção de lesões.

O que tem sido observado atualmente:
– Um dos principais fatores de risco para lesões ortopédicas na corrida é simplesmente o indivíduo possuir histórico de lesões prévias (van der Worp et al., 2015).
– Outro fator é ao alto volume de treinamento. Pessoas com volumes acima de 45km por semana possuem maior risco de lesão (Hespanhol et al., 2013).
Para maratonistas, entretanto, esse volume é bem usual e outros fatores devem ser identificados, como os biomecânicos. Apesar da literatura sobre estes casos ser escassa, já temos algumas evidências de fatores que aumentam o risco como:
– Adução excessiva dos quadris (Dor anterior e lateral nos joelhos);
– Absorção insuficiente das cargas mecânicas (dor no tendão patelar);
– Aumento do impacto e da taxa de aplicação do impacto para o corpo, chamado de “loading rate” (canelite e fraturas por estresse).
É importante sempre ressaltar que as lesões ocorrem por diversos fatores (lesões ortopédicas são multifatoriais), o que demonstra a importância de uma avaliação biomecânica detalhada para identificar outros possíveis fatores associados ao aparecimento de lesões. Com uma avaliação detalhada feita por especialistas, é possível a prescrição de programas de exercícios personalizados para cada corredor, otimizando o treinamento.
Hespanhol Junior LC, Pena Costa LO, Lopes AD. Previous injuries and some training characteristics predict running-related injuries in recreational runners: a prospective cohort study. J Physiother. 2013 Dec;59(4):263-9.

 
Alan Marques é treinador de corrida e personal trainer
Gabriel Zeituone é pesquisador do IBTS Biocinetica

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."