Palavra do especialista: Treinador Daniel Neves, da DPN Run, dá dicas sobre a São Silvestre no próximo sábado

Faltam cinco dias para a 92ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. Com largada às 9h, na Avenida Paulista, a mais tradicional prova de rua do país reúne cerca de 30 mil corredores do Brasil e do exterior. Convidei o treinador Daniel Neves, da DPN RUN, de São Paulo, que já cuidou da minha preparação por dois anos, incluindo duas maratonas (Nova York em 2010 e 2011) e a última edição da Nike 600k SP-RJ, em 2011, para dar dicas sobre a corrida do dia 31 de dezembro.

Diz aí, Dani.
 

Essa é uma prova que todo bom corredor deve fazer ao menos uma vez. Não para buscar seus melhores tempos, mas para participar de uma grande festa da corrida. Tem gente de todo Brasil, do exterior, de todas idades, fantasiados, com faixas, bandeiras, sem falar do público que fica torcendo nas calçadas. É muito legal. O percurso, de 15km, tem sofrido algumas alterações nos últimos anos, mas continua com a tradicional largada e chegada na Avenida Paulista.

É preciso ficar atento com as datas da retirada dos kits, que irão do dia 27 (amanhã) ao 29, entre  9h às 19h, e no dia 30, das 9h às 16h, no Ginásio Mauro Pinheiro (Rua Abilio Soares, 1300). Mais informações sobre a retirada do kit, clique aqui.
 
Esse ano há algumas alterações no percurso, a prova tende a ficar mais rápida, foi tirado alguns “cotovelos” e incluídos algumas retas arborizadas, entre os Kms 9, 10 e 11, com os corredores passando em frente à Câmara Municipal e à Biblioteca Municipal.
Mapa do percurso

Altimetria da prova

A largada: Na Avenida Paulista, em frente ao MASP. Como serão mais de 30 mil corredores, tome cuidados para não tropeçar ou bater em outros atletas. Os mais lentos devem procurar correr pelas laterais para não ser atropelado pelos mais rápidos e apressados. Após 500 metros da largada, há a passagem ligando a Avenida Paulista com a Avenida Dr. Arnaldo, onde acontece um afunilamento na pista, e como o fluxo de atletas ainda é muito grande, é preciso ficar atento.
Rua Major Natanael (ao lado do Estádio do Pacaembu): uma descida muito forte, poupe seus joelhos segurando o ritmo, equilibre seu tronco com a pisada, desça com cuidado.
Viaduto Pacaembu: um pouco mais de 6km de prova, uma subida curta, uma descida e plano, ideal para você encaixar seu ritmo de prova. Nos trechos planos não há sombras, portanto é muito importante manter uma boa hidratação durante toda a prova.
Viaduto Engenheiro Orlando Murgel: Mais uma subida, essa mais longa. Mantenha a concentração e seu ritmo para alcançar a Avenida Rio Branco.
Avenida São João: Trecho plano, com algumas sombras. Aproveite para recuperar o fôlego.  À frente, o Viaduto do Chá e o Theatro Municipal, pontos turísticos de São Paulo. Curta a paisagem.
Avenida Brigadeiro Luiz Antônio: Dois quilômetros de subidas. Foco na chegada e força. Após passar o Viaduto 13 de Maio, faltarão 500 metros de subidas, esforço final.
De volta à Paulista: Mais 500 metros para a chegada. Agora é retomar a respiração e administrar até o final para sair bem na foto!!!
Em frente ao prédio da TV Gazeta: A grande chegada. Cruze o pórtico feliz. Depois mantenha uma boa hidratação, alimente-se bem e comemore a chegada de mais um ano!!!
Parabéns pela prova!!! Feliz 2017!!

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."