Depois de mais de um ano sem competir por causa da pandemia da Covid-19, o paulista Paulo Roberto de Almeida Paula, de 41 anos, qualificado para a maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021, disputou, neste domingo (7/3), os 10km da Corrida de Rua de Guimarães, em Portugal.
Em pódio totalmente português, Paulo foi o sexto colocado na prova, com 30m15s. A vitória foi de Rui Pinto, com 29m09s, seguido por Luís Saraiva, com 29m14s, e Nuno Lopes, com 29m49s.
“Ficamos satisfeitos com o resultado, pois o Paulo Roberto estava muito tempo sem competir. Foi importante para analisar desempenho dele, que está fazendo 16km por dia, como manutenção, porque não tem nenhuma maratona marcada”, disse o irmão gêmeo e treinador Luiz Fernando de Almeida Paula. “Ele teve de passar de uma quarentena de mais de um mês, quando deixou o Brasil e voltou para Portugal. Teve de ficar trancado em casa.”
Enquanto espera um convite para disputar uma maratona antes da Olimpíada, Paulo Roberto mantém os treinamentos na cidade do Porto, onde mora, motivado por superar dezenas de atletas mais jovens do que ele.
- Training Camp da One Hundred® é sucesso entre atletas apaixonados por mountain trail running
- Corrida de São Sebastião 2021 será virtual
- O Corrida Informa também está no portal do Lance
A falta de ritmo é a maior preocupação na preparação para os Jogos Olímpicos. O consultor técnico Marco Antônio de Oliveira e Luiz Fernando pretendem que Paulo Roberto de Almeida Paula faça um simulado de maratona no final de abril, caso não apareça nenhuma prova de 42,195 km.
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”